Tranquilidade, a ambição da próxima década


Por Karol Bezerra

Casa de praia, casa no campo, fazendas e sítios são algumas saídas encontradas por famílias para conseguir a tão sonhada paz, mesmo que seja por um final de semana. Mas afinal de contas, quem não gosta de sossego? Deparei-me com esta pergunta em uma revista e logo lembrei São João da Canabrava, um lugar onde é possível viver em paz.







Um lugar que embora tenha problemas (quem não os tem?!) podemos sentar a calçada sem medo de assaltos, andar pela rua tranquilamente usando o celular, desejar bom dia ao vizinho, ter sua própria horta, produzir seu próprio alimento e respirar ar puro. A cidade cresce e como em todas as outras, alguns valores são perdidos. Mas a tranquilidade precisa permanecer, a ambição que temos por tecnologia, novidades e encantos do mundo atual não pode nos tirar a humanidade, a beleza de sentar-se a calçada, de apreciar o pôr do sol, o nascer da lua e tantas outras coisas que só em uma cidade livre de trânsito, poluição e tráfico é possível.

Muita gente reclama da calma que paira na pacata cidade de poucos habitantes, mas milhões de pessoas desejam a tranquilidade dos que moram em São João da Canabrava. A revista americana Forbes divulgou pesquisa recente que diz que 3,5 bilhões de pessoas no mundo sonha com cidades sem trânsito, onde seja possível ter contato com a natureza. Nós canabravenses podemos. Nós temos o que bilhões de pessoas desejam! Natureza virgem, pouco explorada. Pinturas rupestres que não são valorizadas, mas estão a nossa espera. Ar puro. Pôr do sol e nascer também. Lua exalando beleza aos nossos olhos diariamente. Ruas livres de trânsito, de tráfico e moradores desarmados, sem medo. Nós somos privilegiados.

Então, nesse inicio de semana faça essa reflexão, veja São João da Canabrava como um bom lugar pra se viver, afinal de contas você tem o que precisa: educação, diversão, comércios, internet, tecnologia, biblioteca, amigos e paz. Valorize sua cidade e tenha orgulho de ser canabravense. Uma boa semana a todos! E uma dica: vale a pena sentar-se com Seu Marciano (você precisa dispor de um bom tempo) e ouvi-lo descrevendo Canabrava - de como surgiu até os dias atuais, entre tantas outras histórias que adoro ouvi-lo contando.

10 Comentários




  1. Muito boa essa sua matéria, mas será que vc gosta mesmo de São João da Canabrava?

    Gregório Júnior

    ResponderExcluir
  2. Nós que nascemos e crescemos aqui gostamos da nossa cidade..
    Já outros que se deslocaram pra nossa terra,só vieram possuir nosso povo e engana-los..

    ResponderExcluir
  3. Oi Gregório Jr!

    Gosto sim de São João da Canabrava, das pessoas de São João da canabrava. Como não gostar da minha cidade? Sou bairrista, sou família, sou canabravense com orgulho e digo isso por onde ando, com quem quer que eu esteja.

    ResponderExcluir
  4. Karol muito boa essa sua materia. só faltou mais fotos d cidade. das áreas de lazer que ela
    oferecese.( jabá Sao Bernardo do Campo)

    ResponderExcluir
  5. ´Saí de SJCanabrava em 1977 para estudar em PIcos, não pude mais voltar para morar, mas todas as minhas férias de todos os anos volto e passo os 30 dias com a minha família e gosto muito da minha Canabrava (qdo eu saí dái ela ainda não era cidade e era só Canabrava), morei em SPaulo e agora moro no Rio Grande do Norte e em janeiro estarei aí para passar minha tão esperada férias. Adorei a mátéria (devia ter mais fotos) Parabéns.
    Uma Canabravense saudosa... Lúcia Lima - Parnamirim - RN

    ResponderExcluir
  6. Amo são joão da canabrava até q enfim alguém postar alguma coisa q valoriza a nossa cidade ultimamente só vejo postagem orrendas e má falações dessa cidade q acolhe tanta gente e tantas orígens. vejo q existe muita gente q sabe dar valor as suas origens e como diz a carol a tranquilidade de canabrava pois muitas famílias q saíram daqui conseguiram vencer na vida e hoje bem sucedidas voltaram a morar aqui justamente pela paz q aqui tem tanto é q temos familia do japão trocando a tecnologia japonesa pela paz canabravense isso nos enriquece ainda mais e serve de exemplo pra quem vive denegrindo e agredindo a nossa cidade com palavras e atitudes de pessoas despreziveis...
    Parabéns São João da Canabrava pela sua evolução e ao povo canabravense por ser tão acolhedor independente de raça, origem e sexo...

    ResponderExcluir
  7. tambem gosto muito de são joão da canabrava e do pessoal de canabrava gosto tanto q estou a 23 anos com uma canabravence e quando posso vou a canabrava lugar de gente boa

    ResponderExcluir
  8. É triste saber que algumas pessoas que possuem raízes familiares ou mesmo nasceram em São João da Canabrava não possuem quaisquer sentimentos de nativismo (apego à terra natal), faltando-lhes amor e honraria à nossa querida terra. O descontentamento reinante entre essas pessoas em relação à nossa cidade, somado a omissão de servi-la, é peculiar, principalmente entre aqueles que conseguiram se destacar profissionalmente em outros lugares. A essas pessoas faltam-lhes humildade, sobrando muita arrogância.
    Prof. Cláudio Roberto

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo Cláudio, concordo com seu discurso, acho muita fraqueza daqueles que negam as suas raízes e buscam querer esconder parte de sua história, seria vergonha? O falta de caráter mesmo? Acredito que tudo que vivemos nos serve de aprendizado e por isso mesmo não deve ser deixado de lado. De que nos vale a riqueza, o dinheiro se não temos paz e tranquilidade? Nossa cidade por mais que se queiram falar mal dela ninguém pode reclamar de violência urbana, trânsito, medo, poluição, etc. Temos que entender que essa cidade não tem estrutura suficiente para absorver todos os profissionais que entram no mercado de trabalho, nenhuma cidade tem. Você mesmo, Cláudio, durante anos desejava prestar um serviço a nossa cidade e nunca teve oportunidade porque a cidade não podia pagar pelos seus serviços, mesmo assim no intuito de ajudar tens feito um bom trabalho de forma voluntária, digo isso porque acho a prefeitura não chega na totalidade a cobrir suas despesas com transporte ficando seu trabalho de forma voluntária mesma. Não sei como eu posso ajudar essa cidade, mas fico aqui a disposição, pois boa vontade eu tenho pra isso.
    Anailton Sousa – Engenheiro Civil e Matemático.

    ResponderExcluir
  10. faca nossa ponde Anailton, pois sei q construirá uma de qualidade!

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE