Moradores do João de Sousa pagam iluminação pública, mas não utilizam


Vereador Giva entrou com requerimento para solucionar o problema. 

Há quase um ano que foi assinada, a Lei Municipal que dispõe sobre a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública – COSIP-, prevista no artigo 149-A da Constituição Federal está causando descontentamento na localidade João de Sousa.

O motivo das reivindicações é o fato que mesmo pagando a taxa os moradores deste povoado não estão sendo beneficiados, ou seja, a comunidade continua no escuro.


Vereador Gilvan Sousa - DEM. (Foto: Antonio Rocha).
Sobre esse assunto, o vereador Gilvan de Sousa Veloso (DEM), conhecido por Giva, entrou com um requerimento na última sexta-feira (02) para que o problema fosse solucionado.

Para o vereador foi “falta de expressão” o Legislativo ter aprovado a Lei de implantação da nova taxa, pois antes de cobrar era necessário levar iluminação pública aos locais que não tivesse o serviço.

admito que deveríamos ter colocado uma emenda para que só fossem cobrada a taxa no interior que já estivesse usando o serviço”, disse Giva.

Para solucionar o impasse, Giva afirmou que está lutando para que o serviço seja implantado o quanto antes, e “não só para o João de Sousa, mais para todos os interiores do município que ainda não usufruem deste serviço”, concluiu o vereador.

Matéria relacionada






14 Comentários




  1. Gostaria que o povo soubesse quem enviou esse projeto de lei à Câmara de Vereadores de São João da Canabrava!!! Talvez pensaríam melhor nas eleições do próximo ano!!! Como a meta do Executivo Municipal é arrecadar, que paguem todos, inclusive os que não usufruem de iluminação pública!!!Esse é o verdadeiro governo de "todos"!!!Do prejuízo de todos!!!
    Rubens Leal

    ResponderExcluir
  2. Aqui em nossa cidade pagamos também a énergia pública, mais não exufluimos completamente dela existem várias ruas sem iluminação...
    Se nós pagamos queremos iluminação,por favor gestantes observem bem isso..

    ResponderExcluir
  3. Boa oportunidade para o executivo turbinar suas receitas às custas principalmente dos usuários que não usufrui desse serviço. Meus queridos 20% é um roubo, eu que achava que a igreja universal explorava os fiéis, mas vendo essa cobrança em SJC passo a acreditar que é mais viável sustentar a igreja de Edir Macêdo. Até entendo que a prefeitura não tenha como abrir mão da receita, mas porque não baixar o valor da taxa. 10% financiada pela população e 10% financiada pela prefeitura, sendo que o que a prefeitura financia nada mais é do que dinheiro da população.
    Anailton Sousa – Eng.Civil

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo Leal - Sousa, PB11 de dez. de 2011, 18:52:00

    A Contribuição está sendo cobrada motivada pela não renúncia de receita... "Mentira pra boi dormir". Parece que ninguém informou que caso haja essa renúncia de receita o único problema será o "não repasse de receita facultativo - conforme ADIN 2228", decisão onde o STF proíbe o não repasse de receitas obrigatório. Desconheço municípios que recebem um centavo de repasse facultativo. Essa contribuição está sendo cobrada para recompor "rombos" de administrações passadas.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo Leal - Sousa, PB11 de dez. de 2011, 18:57:00

    E pra alertar o Vereador Giva, grande pessoa, a Prefeitura não poderá deixar de cobrar essa Contribuição na Zona Rural, caso a Prefeitura continue cobrando na Zona Urbana. Pois em virtude de Princípios do direito tributário: "ninguém pode se valer da equidade para ser dispensado de tributo". Caso isso aconteça, a Prefeitura irá responder por várias ações tributárias dos moradores da Zona Urbana. Um forte abraço a todos, que Deus continue a nos banhar de imensa paz e glórias.

    ResponderExcluir
  6. Sinto muito por isso , pois o João de SOusa é a minha raíz de coração .. espero q tudo se resolva , e parabéns ao meu amigo e vereador Gilva

    ResponderExcluir
  7. Meu Caro Anailton, em vez de você criticar tanto a administração atual deveria e se preocupando em fazer campanha para sua irmã, você só aprendeu na vida criticar!!! porque você e mais algumas pessoas não postam comentários falando que o povo do João de Sousa ganharam uma estrada que nunca tinha sido feita? porque vocês não postam comentários que o não só o povo do João de Sousa mas 90% do povo do município nunca souberam oque foi o preço de uma conta de água? seja humilde não fique se achando que é o dono da verdade, pois isso não faz bem para ninguem!!

    ResponderExcluir
  8. Meu caro medroso Anônimo estou fazendo o que tem que ser feito com relação à campanha de minha irmã, obrigado pela preocupação. A estrada do João de Sousa, todos sabem que no passado e durante mais de 40 anos o acesso para esse local só era possível porque meu falecido pai com recursos próprios sempre a fazia, pergunte a qualquer um. As críticas são para o que falta ser feito e as minhas são para defender seus direitos como cidadão, de ter direito a pagar menos imposto, ter acesso à escola de qualidade e etc; leia bem minhas falas e verás que estou sempre a favor dos mais desfavorecidos, isso é não ser humilde? Quanto à administração, criticá-la-ei quanto tiver que fazê-lo e aplaudi-la-ei quando for necessário. Devo lhe confidenciar que acho que o governo municipal está acertando sim em muitas coisas, mas não podemos esquecer que tem muitas coisas a serem feitas e a critica é quem norteia onde se pode ser melhorado. Desde já desejo para você e sua família um grande abraço e um Feliz Natal e um próspero 2012.
    Anailton Sousa - Eng. Civil.

    ResponderExcluir
  9. Bom eu acho que isso é um roubo dos grandes mesmo,se nao tem iluminacao publica pq pagar oq nao se ta usufruindo,..espero que o vereador giva solucione este problema!

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que a estrada do João de Sousa havia sido asfaltada!!!Pra ter-se uma estrada como nunca se teve, é no mínimo necessário que esteja asfaltada!!!É, o prefeito está muito bem assessorado na matéria que diz respeito à " babões de plantão"!!!
    Rubens Leal

    ResponderExcluir
  11. parece que tem um sapo enterrado no joao de sousa pq os governantes nunca fizeram muitas coisas por la! e agora pra piorar a cituaçao vao pagar ate iluminaçao publica la,piada isso deve ta bem legal agora ir la pra chapadinha a noite ta tudo claro!!!

    ResponderExcluir
  12. Canabravenses vejam só quanta demagogia!!! Esses dois Vereadores da Oposição querendo dar uma de bonzinho!! Vocês participaram da Sessão na qual foi aprovado esse projeto, porque vocês não entraram com uma emenda? Agora porque no próximo ano tem eleição vocês querem se aparecer!!! É tarde nós os conhecemos muito bem... Esse ex prefeito derrotado agora fica criticando o projeto que ele mesmo enviou muitas vezes a Câmara quando foi prefeito!!! e vocês me prove o contrario!!!. Olha Evandro você também votou a favor desse projeto!!!, desde já desejo a todos um Feliz Natal e um Prospero ano novo repleto de paz e de belas conquistas... E uma gangorra bem grande para esses Pelados..

    ResponderExcluir
  13. nossa q vergonha a cd dia piora um pouco.nao sou formada porem nao tenho palavras bonitas para me expressar so quero dizer o quanto agente lutou p um orelhao q nunk foi aceito naquela localidade.ah esqueci ja fizeram algumas coisas la colocaram um lixao,agora cobra a iluminacao publica na conta da populacao...mais escola nunk teve,a reforma da escola comecou em 2010 ate hj nao terminaram.obg adiministracao p consideracao e ainda me vem pessoas falando de estrada pelo amor de deus acham pouco o tanto q esperamos p isso.

    ResponderExcluir
  14. brincadeira os moradores agora tem que pagar pela energia publica...pensei que a politica de São Joao da canabrava tivesse melhorado,mas infelismente esta cada vez pior..os únicos beneficiados são somente aqueles da panela..nunca pensam nos pobres coitados que tem que pagar a mais na sua conta de luz sem ao menos ter o benefício...meus Caros amigos eu tenho vergonha da Política de São João da Canabrava..

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE