SJC: Última Sessão do ano é marcada por discursões e ofensas entre vereadores


Requerimento e projeto de lei, que nem entrou na ordem do dia, foram o alvo das discussões; alguns vereadores não pouparam “elogios” aos colegas.

Por Antonio Rocha

Plenário da Câmara. (Foto: Antonio Rocha)
O clima de cordialidade e respeito mútuo, visto em sessões anteriores, foi deixado de lado pelos vereadores durante a última Sessão Ordinária de 2011da Câmara Municipal de São João da Canabrava, realizada na ultima sexta-feira (16).

Na ordem do dia estava um requerimento, de autoria do vereador Joaquim Neto (DEM), solicitando o pagamento do 14º salário aos professores efetivos do município com recursos provenientes dos 60% Fundeb para o magistério, e um Projeto de Lei que dispunha sobre a redução da taxa de Iluminação Pública de 20% para 8%, apresentado por Joaquim Neto e Evandro Araújo, ambos do DEM.


O requerimento entrou na Ordem do Dia, foi discutido, votado e não aprovado pelos vereadores, mas o Projeto de Lei foi barrado pelo presidente da Câmara, vereador Milton Isidoro (PSB), que afirmou não ser da competência do Legislativo Municipal, elaborar tal projeto e por isso nem entraria na ordem do dia.
Plenário da Câmara durante a última sessão de 2011. (Foto: Antonio Rocha)

Vereador Milton Isidoro ( PSB)
Para Milton o pedido de redução da taxa de Iluminação é válido, contudo a forma como foi apresentada pelos vereadores, através de projeto de Lei, é que a torna inconstitucional.
“Caso nos aprovássemos o projeto e enviássemos ao Poder Executivo ele seria vetado. Minha posição é que eles façam um requerimento com o mesmo pedido, que nesse caso passa a ter validade constitucional”, declarou Milton.


Requerimento

Vereador Joaquim Neto (DEM)
Quanto ao requerimento solicitando o pagamento do 14º salário aos professores, o vereador Valmi de Carvalho afirmou, com base em documentos, que não existe possibilidade de o município pagar, pois os 60% do Fundeb destinados ao magistério já foi ultrapassado e no momento já foram gastos 61,19% desse recurso.

De acordo com o vereador, até outubro de 2011 já foram gastos 1.111.758, 36, com o pagamento de salários para o magistério e o valor recebido foi de 1.816, 815,02, “com isso já se gastou 61,19% desse valor” apontou o vereador.

Durante sua fala, Valmi afirmou ainda que ambos os vereadores do DEM estariam tentando se promover através do requerimento e do projeto de lei, pois como as sessões estão sendo transmitidas, o público ouvinte poderá entender de forma distorcida os motivos da não aprovação do requerimento e culpar os vereadores da bancada de não estarem trabalhando pelo desenvolvimento do município.

Ofensas e discussões

Vereador Evandro Araújo ( DEM)
No seu pronunciamento, o vereador Evandro Araújo (DEM) afirmou que a bancada governista não aceitava o seu projeto de Lei por que não queria contrariar o Poder Executivo.

Ofendido com tal afirmação, o vereador Edilberto Lima (PMDB), pediu respeito a Evandro, afirmado que não o projeto não entrou para a Ordem do Dia por que era inconstitucional. O Vereador lembrou que os mesmos estão para defender o povo e não as vontades do Executivo.

O Clima continuo tenso e durante a fala de João de Deus (PMDB), o vereador também pediu respeito aos colegas da esquerda e declarou que a oposição estava desesperada e por isso lançava requerimento e projeto absurdos somente para tentar impressionar o povo.

Vereador Edilberto Lima
Voltando no segundo expediente, Joaquim Neto afirmou que não estava desesperado, pois havia sido eleito pelo povo, e pediu calma aos vereadores, pois o que ele desejava era apenas que votassem no seu requerimento, aprovando-o ou não. 

Sobre o pagamento do 14º salário, o vereador Valmi lembrou que durante os mandatos anteriores Joaquim Neto nunca fez um requerimento pedindo para que os salários fossem pagos em dia, e agora estava cobrando um 14º.

Valmi chegou a dizer que caso fosse encontrado algum requerimento de autoria do vereador Joaquim Neto, pedindo a manutenção dos salários em dia o mesmo renunciaria do seu cargo naquele instante.

Em síntese, o que não faltou foi ofensas entre os vereadores que, mesmo com a sessão sendo transmitida para todo o município, não mediram as palavras para com os seus colegas do Legislativo. Quem ouviu a rádio durante a sessão sabe do que estamos falando.

9 Comentários




  1. Q baixaria meu Deus!!!ainda dizem que esses são os exemplos!!!

    ResponderExcluir
  2. Que feio!!esses aí são os exemplos q o povo de S.J.C. escolheram

    ResponderExcluir
  3. Até quando esse pessoal vai tratar a população como palhaços fazem um circo durante as sessões e acham que todos caem na deles, depois saem de lá e vão beber juntos em algum lugar. Essa é a realidade em nosso país, uma Câmara Municipal querendo imitar o que acontece na esfera estadual e federal. De um lado a situação que só diz amém para o que o executivo propõe, do outro a minoria que querem crescer em cima de uma utopia, projetos extravagantes que em sua época de vacas gordas ninguém se propôs a fazê-los. No próximo ano o povo vai dar seu parecer, aguardem.

    ResponderExcluir
  4. UM DIA ESTÃO FEITO CÃO E GATO,OUTRO DIA ESTÃO COMENDO NO MESMO PRATO MEU DEUS ONDE ISSO VAI PARAR,EU MESMO AMO MINHA CIDADE S.J.C,MAIS ESSAS PESSOAS QUE SE DIZEM LUTAR POR UMA CIDADE MELHOR,EM VEZ DE SENTAREM E ENTRAR NUM ACORDO,PREFEREM É SE EXPOR FAZENDO ESCÂNDALOS.
    DE UM LADO OS CAPACHOS ATENDENDO SEMPRE O QUE O EXECUTIVO PROPÕE,POR OUTRO,PENSAM QUE ESTAM FAZENDO O MELHOR!!MAIS O QUE S.J.C PRECISA É DE UMA POLITICA LIMPA ALGUEM QUE REALMENTE SE ENTERESSE PELO BEM ESTAR DO POVO,E NÃO PELO DINHEIRO... ESPERO QUE NO PROXIMO ANO O POVO SAIBA ESCOLHER O QUE REALMENTE S.J.DA CANABRAVA PRECISA PARA MELHORAR,PESSOAS COMPETENTES E QUE TEM AMOR CIDADE E NÃO A SEDE DE PODER.

    ResponderExcluir
  5. Canabravenses é motivo de muita alegria está passando por esse meio de comunicação tão importante, aproveitando o ensejo parabenizo os dois Vereadores da Oposição pelos relevantes serviços prestados aos munícipes. !!!!
    Adorei o requerimento dos colegas vereadores “Joaquim Neto e Evandro”!!! quanta demagogia, lembro-me muito bem que a quatro anos atrás vocês faziam parte da situação, e em especial o Vereador Joaquim Neto, Você não teve coragem de fazer requerimento, e nem muito menos pedir para a Prefeita e o ex prefeito que era quem mandava na Prefeitura, para pagar os nossos salários que estávamos a quatro meses sem receber , eu sou funcionário e gostaria de receber o décimo quarto, mas tenho consciência e lembro muito bem dos maus tempos que passamos quando vocês estiveram no poder, hoje graças a Deus gozamos do direto de saber o dia certo de receber. Feliz Natal e Um Prospero Ano Novo a todos os Canabravenses.

    ResponderExcluir
  6. Nas cidades consideradas pequenas de pequeno numero de eleitores, os vereadores eleitos são aqueles em que o povo adimiram como cidadãos, mas que não sabem de seus deveres como parlamentares.

    Gregório Júnior

    ResponderExcluir
  7. a oposição que agorA FALAR pelo povo mas antes as professoras ficavão até 90 dias sem receber e o vereador joaquim neto não apresentou nem se quer um requerimento quanto mais um projeto de lei pra pagamento das professoras que não recebia a mais de 120 dias e prara continuar sobrevivendo se valia da aposentadoria dos pais velinhos. vereador deixa de hipocrisia.

    ResponderExcluir
  8. Agora que não estão mais no poder a oposição consegue enchergar os defeitos dos outros.
    Que coisa não,antes abusavam do poder e agora que não tem mais ficam tentando atrapalhar os outros..
    Apesar que os gestores atuais são do mesmo sangue ou sejá da mesma familia estão fazendo 5 porcento a mais que os anteriores..
    Resumindo nunca vão deixar de humilhar nosso povo...

    ResponderExcluir
  9. pois é infelismente esses foram os que nois escolhemos para nos defender e trazer melhorias pra gente e pra nossa terra,mais o único interesse deles é defender seus respectivos partidos políticos...mais as eleições estão chegando e tenho a certeza de que nois iremos escolher asm pessoas certas para tomarem a frente do nosso município..."que vergonha vereadores".e não vou me identificar não por medo, mas sim de vergonha em saber que votei em um deles,mais tenho á certeza de que não vou errar outra vez...

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE