SJC: Assistência Social realiza recadastramento do Bolsa Família


Por Antonio Rocha

O atendimento está sendo feito no Cras; pessoas chegam a dormir na fila para se recadastrar.

Sede do CRAS. 
A Secretária de Assistência Social de São João da Canabrava realiza durante este mês de fevereiro o recadastramento das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família do Governo Federal. 

O atendimento acontece das 8h às 17h no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, e vai até o dia 28 deste mês.


De acordo com uma das responsáveis pela recadastramento, o atendimento é demorado por conta da burocracia do programa. “Este novo sistema faz um levantamento geral de todos os membros da família, e por isso está sendo feito de forma mais lenta” afirmou.

Sobre o fato de estarem sendo feitos apenas 10 cadastros por dia, o funcionário ressaltou que, como o Governo está pedido todos os dados dos membros que compõe a família a ser beneficiada, não há como fazer de forma rápida, “pois se houver algum erro o cadastro não é fechado” e às vezes as pessoas “não trazem todos os documentos”.

Para evitar que pessoas durmam na fila, como já aconteceu por duas noites, a Coordenação do programa informou que serão distribuídas senhas hoje (02) à tarde para as pessoas que serão atendidas amanhã e esse procedimento será feito durante todo o recadastramento.
Na próxima semana, de 07 a 11 de fevereiro, serão atendidas apenas as famílias que residem no interior do município.

Mães aguardam a vez de serem atendidas. (Foto: Antonio Rocha)

Entenda como funciona o recadastramento

Até então o recadastramento do Bolsa Família funcionava na versão 6.5, (versão off-line),  os eram enviados  para Brasília e só depois analisados. Hoje usa-se a versão 7.0, (versão on-line),  e no momento que o cadastro é efetuado, automaticamente é enviado para o Ministério do Desenvolvimento Social e para o Ministério do Trabalho, que analisa a sua veracidade em curto espaço de tempo.

A documentação exigida consta de Registro de nascimento, RG, CPF, titulo eleitoral, carteira de trabalho, comprovante de residência e registro de casamento, para os que conjugues.  A não apresentação de qualquer um deste documentos inviabiliza o recadastramento.

O Bolsa Família

Programa do Governo Federal, o Bolsa Família é destinado as famílias com baixa renda, consideradas pobres ou extremamente pobres, ambas com renda inferior a R$ 150,00 per capita.

Postar um comentário




PUBLICIDADE