Secretaria de Saúde presta esclarecimentos sobre cuidados com os cães

SJC - A Secretaria  de Saúde de São João da Canabrava, por meio da secretária eneide Silva,  esclarece que devido a constantes reclamações sobre a quantidade de cães nas ruas da cidade, comunica que rotineiramente são coletados amostras de sangue em cães suspeitos para exame de calazar.

De acordo com Eneide Silva,  os animais cujo os exames apresentarem resultado positivo, são recolhidos pela  Funasa e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonose de Picos para as devidas providências, quanto aos animais com resultados negativos, e que vivem nas ruas e apresentam sinais de debilidade física, devem ser cuidados pelos seus respectivos proprietários, que podem ser responsabilizados por maus tratos e abandono.

    Agentes da Funasa durante vacinação de animais. (Crédito: Antonio Rocha)

Eneide esclarece ainda que a Secretária de Saúde não é responsável  pelo sacrifício dos animais e está programando junto o Departamento de Vigilância Sanitária e Funasa um mutirão para coletar material de cães para exames calazar, além dos que já são feitos  rotineiramente. 

"Estamos a disposição da população, pois nossos esforços estão voltados para o bem da saúde pública do nosso município", acrescentou Eneide. 




1 Comentários




  1. Acho que isso já deveria ter sido feito. Já fui cobrado por dois moradores da cidade para fazer um requerimento proibindo criar cães soltos nas ruas, pois alguns que andam circulando por aí estão contaminados pelo calazar. A população corre um grande risco com esss animais circulando pela cidade !


    Vereador Valmi júnior

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE