Vereador tem requerimento barrado e clima esquenta na Câmara

SJC – Os ânimos se exaltaram na tarde desta sexta-feira (19) durante a sessão ordinária na Câmara municipal de vereadores. A mesa Diretora da Casa barrou um requerimento do vereador Valmi Júnior (PMDB), alegando que o mesmo é inconstitucional. 

Vereadores batem boca durante a Sessão. (Crédito: Antonio Rocha). 

O requerimento dispõe sobre o reajuste salarial para vereadores com base no IGPM do município do ano de 2012, levando em conta a taxa de inflação do mesmo ano. Segundo Valmi Júnior, o mesmo consultou o Tribunal de Contas do Estado e foi informado sobre o direito de solicitar o ajustamento.

“Consultamos o Tribunal de Contas, é fomos informados que o meu pedido é constitucional, temos direito do reajuste anual de acordo com o IGPM, e o taxa de inflação do ano” explicou o vereador.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Edilberto Lima (PMDB), o pedido foi barrado por que nenhum vereador pode solicitar o aumento do próprio salário através de requerimento. 

“Consultei a Assessoria Jurídica da Câmara e fui informado que tal solicitação não pode ser feita através de requerimento, precisa-se elaborar um projeto de Lei, para ser votado no plenário”, acrescentou. 

Segundo Edilberto, caso o mesmo pedido fosse feito através de Projeto Legislativo, o mesmo não seria barrado e entraria em votação. “Se fosse projeto de Lei a Mesa Diretora não teria sido barrado”, declarou.

Houve discussão entre os dois vereadores.Valmi Júnior afirmou que entrará com ação na Justiça para pedir o reajuste salarial para os vereadores e servidores públicos. 

Na sua defesa, Edilberto lembrou que, invés de buscar aumentar o próprio salario, o vereador deveria lutar por projetos em benefício do município canabravense.  



Postar um comentário




PUBLICIDADE