Conheça a história de Vicente Pio, avô de Elson Silva

SJC - VICENTE FRANCISCO DE SOUSA – Vicente Pio – (in memoriam), nasceu em 22 de janeiro de 1926 no povoado conceição, zona rural deste município, filho do casal Francisco Ferreira de Sousa e Raimunda Maria de Sousa, casou-se ainda jovem com a senhora Isabel Isidoro de Araújo (in memoriam), teve uma prole de 18 filhos, sendo 8 mulheres e 10 homens. A segunda geração dessa família é constituída por 52 netos e a terceira geração por 25 bisnetos.


José Miúdo exibe banner do pai durante a abertura da Vaquejada. (Crédito: Antonio Rocha)

Morando no interior e com a responsabilidade de sustentar a numerosa família, Vicente Pio ao lado de sua esposa manteve a subsistência da família por meio de atividades agropecuárias, em especial pela criação de um vasto rebanho de gado que até o último dia de sua vida tratou de cuidar e zelar com um gosto inestimável.

Como fruto do seu trabalho incansável, Vicente Pio nunca comprometeu a sobrevivência de seus filhos, sua casa sempre de celeiros cheios, e coração acolhedor, abrigava pessoas dos mais diversos cantos. Por isso, foi um homem que cultivara grandes amizades.                                                  
 O espírito de vaqueiro, de domínio e prazer com o gado e as coisas do campo são sua marca registrada. Sua vida no campo, em tempos onde homem e natureza não tinham tantos conflitos, onde as formas de trabalho limitavam-se ao labor com o gado e o plantio, onde os entretenimentos da família se resumiam a conversas e prosas informais e despretensiosas entre amigos e conhecidos, em que a sobrevivência dependia de esforços braçais e intermináveis, Vicente Pio, soube ser homem, pai e trabalhador e, sobretudo, fazer tudo com o espelho da dignidade.

 Falecido a 21 de novembro de 1997, Vicente Pio deixou grandes exemplos de conduta a serem vividas por todos os que o conheceram. O seu legado de vaqueiro hoje é seguido por muitos dos seus netos, que, com o intuito de preservar sua imagem sertaneja se lançam no desafio de derrubar o boi na pista e valorizar essa festa em homenagem ao vaqueiro.


    Nome do parque é uma homenagem do neto Wesley Silva. (Crédito: Rosário Sousa)


Texto: Organização do evento 

1 Comentários




PUBLICIDADE