Sussuapara adere ao Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa


O município de Sussuapara aderiu ao PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) que é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.

O lançamento oficial do PNAIC em Sussuapara aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 17, no Ginásio Municipal. Na ocasião se faziam presentes a secretária municipal de Educação, Elizete Rocha, o vice-prefeito Miguel Moura, o coordenador local do PNAIC, Solimar Luz, os secretários Naerton Moura (Saúde), Chico Adão (Esportes) e Neto Lira (Obras), os vereadores Zé Omar, Tico de Rafael, Maria Elza e Antônio Ramiro, como também professores e coordenadores da rede municipal de ensino.

Um dos eixos estruturantes do Pacto reúne três componentes principais: Avaliações processuais, debatidas durante o curso de formação, que podem ser desenvolvidas e realizadas continuamente pelo professor junto aos alunos. Os professores terão acesso a um sistema informatizado onde deverão inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, no início e no final do 2º ano. Através deste sistema, docentes e gestores poderão acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno de sua turma, e fazer os ajustes necessários para garantir que todos estejam alfabetizados no final do 3º ano do ensino fundamental.

Ao final do 3º ano, todos os alunos farão uma avaliação coordenada pelo INEP. O objetivo desta avaliação universal será avaliar o nível de alfabetização alcançado pelas crianças ao final do ciclo. Esta será mais uma maneira da rede analisar o desempenho das turmas e adotar as medidas e políticas necessárias para aperfeiçoar o que for necessário.

O Ministério da Educação assumirá o custo dos sistemas e das avaliações externas. Segundo a secretária Elisete Rocha, os professores estão entusiasmados e confiantes nos resultados positivos do PNAIC. “O trabalho conjunto, participativo, integrador, é o que se espera nesta jornada” – concluiu.

Por João Paulo Leal
Assessoria de Comunicação



Postar um comentário




PUBLICIDADE