Marcação on-line facilita realização de exames no Ceir

TERESINA - O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) espera aumentar o número de exames médicos realizados no Centro de Diagnóstico a partir deste semestre. Isso porque, já está em vigor a nova regra do Sistema Único de Saúde (SUS) para a marcação de exames de alta complexidade, a exemplo da ressonância magnética e tomografia, que agora são agendados diretamente na secretaria de saúde dos municípios.

A mudança está em vigor desde junho deste ano. Assim, o agendamento dos procedimentos de alta complexidade é feito diretamente no sistema on-line do SUS, assim como já acontecia com os exames mais simples.  

“É um avanço porque agora todo o sistema de marcação de exames é descentralizado, o que deve agilizar a realização do procedimento e melhorar o acesso da população ao serviço”, observa o superintendente multiprofissional do Ceir, Aderson Luz.

Ele explica que, antes, os processos com a solicitação de exames de alta complexidade tinham que ser enviados pelos municípios para a Central do SUS, em Teresina, para serem agendados. Com a mudança, também fica mais fácil para quem mora na capital, pois as requisições de exames podem levadas diretamente aos postos de saúde dos bairros para que a marcação seja feita.

Por funcionar dentro do Ceir, o Centro de Diagnóstico facilita o acesso aos pacientes em tratamento de reabilitação que precisam de exames médicos, sejam eles laboratoriais, de imagem ou alta complexidade. O serviço, entretanto, também é ofertado ao público externo em geral, com qualidade e rapidez. Ao todo, são mais de cem tipos de procedimentos disponíveis, todos custeados pelo SUS.

O Centro de Diagnóstico do Ceir foi inaugurado em outubro de 2011 e conta com o primeiro aparelho de ressonância magnética público do Piauí. A construção e a compra dos aparelhos do Centro contou com recursos do Governo Federal, do Governo do Estado e da Associação Reabilitar, entidade sem fins lucrativos que administra o Ceir. 

Postar um comentário




PUBLICIDADE