Elizângela rebate críticas e destaca avanços na educação

SJC – A polêmica pesquisa sobre o índice de analfabetismo no município de São João da Canabrava gerou críticas à gestão do prefeito Elson Silva como também a Secretaria de Educação.
       Elizângela Chagas, Secretária Municipal de Educação (Crédito: Rosário Sousa)

Sobre o assunto, a secretária de educação, Elizângela Santos, afirmou que tal índice não pode ser atribuído exclusivamente a sua gestão, e na oportunidade, destacou as conquistas da pasta nos últimos quatro anos.

“Volto a me posicionar novamente sobre o assunto do índice de analfabetismo em São João da Canabrava, porque sinto que algumas pessoas estão desvirtuando os fatos e estão querendo atribuir essa taxa como se fosse um indicador da nossa gestão”, ressaltou. 

De acordo com a secretária, o analfabetismo é um mal que afeta todo o Nordeste, que por sua vez atinge o Piauí, resvalando em diversos municípios. 

“Em primeiro lugar, analfabetismo no Nordeste e no Piauí, tem taxas altíssimas e em São João da Canabrava não seria diferente. Essa taxa de analfabetismo diz-se das pessoas de acima de 15 anos, o que compreende todas as pessoas idosas existentes que não tiveram acesso à escola, e em São João da Canabrava, isso não é “fruto” da nossa gestão. Esse é um problema resultante do atraso em educação no nosso estado, existente há décadas e que não pode ser usado como espelho da nossa administração”, explicou a secretária.

Para Elizângela, as críticas são fruto de pessoas que utilizam a pesquisa para atribuir o mau desempenho do município a Administração municipal. “Os que fazem isso, estão usando de má fé, porque sabem que isso não pode ser atribuído a nós e que os números dessa administração em educação são outros”, disse. 

Avanços 

Elizângela destacou as conquistas nos últimos quatro anos e oito meses, em que está à frente da Secretaria de Educação. “Em quatro anos de administração municipal já conseguimos avanços significativos e que mostram o nosso compromisso e a nossa responsabilidade com a educação desse município”.

    Crianças do programa "Palavra de Criança" são certificadas pela UNICEF. (Crédito: Ascom)

A secretária complementa: 

“A prova é que elevamos a nossa nota do IDEB, implantamos programas de apoio a alfabetização, como já foi dito, há poucos dias fomos certificados pelo UNICEF porque atingimos a meta de alfabetização das nossas crianças até os 8 anos de idade, dentre 180 municípios do estado do Piauí que estavam no programa,  apenas 21 deles, como nós,  conseguiram lograr êxito,  atingindo a meta da alfabetização das suas crianças, e desses 21, apenas 8 são  da  microrregião de Picos; revisamos o plano de carreira dos profissionais do magistério, implantamos o piso salarial dos professores, com todas as vantagens  pecuniárias,  enquanto municípios vizinhos  ainda não implantaram. Adquirimos 3 novos ônibus escolares,  recentemente adquirimos uma quadra de esporte escolar  para o ginásio municipal João José Batista, entre outras  várias ações que mostram o nosso  bom desempenho   frente a Secretaria da Educação”, finalizou.


1 Comentários




  1. Gostaria de lembrar que o IDEB leva em conta o índice de aprovação ou repetência, logo, se o sistema não reprova ninguém, até porquê é uma sugestão do governo, o índice tende a subir!!! Resumindo: o IDEB não quer dizer absolutamente nada!!! O que percebo é gente tentando tapar o sol com uma peneira!!!

    ResponderExcluir

Publicidade