Secretária de Educação fala sobre alto índice de analfabetismo no município

SJC – Uma pesquisa divulgada pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí – SEDUC, aponta que a taxa de analfabetismo na cidade de São João da Canabrava – PI chega a 36,4% na população acima de 15 anos de idade, entre as 22 cidades da região de Picos o município é o 8º chegando a superar os vizinhos municípios de São Luís do Piauí com 33,4% ocupando a 14ª posição e Bocaina com 22,8 ocupando a 20ª posição.

Sobre esse assunto, a nossa equipe entrevistou a Secretária Municipal de Educação, Elizangela Santos, que afirmou desconhecer a fonte da pesquisa, e ressaltou que os dados retratam não apenas um problema local, mas de todo o país.
“Encaro a pesquisa com naturalidade, embora não conhecendo a fonte da pesquisa, os dados apenas retratam um problema secular de todo o país, principalmente do nordeste”, acrescentou. 

De acordo com a pesquisa, 36,4% de analfabetos com mais de 15 anos do município de São João da Canabrava representa um total de 1.239 pessoas sendo um dos municípios nordestinos onde concentra as maiores taxas de analfabetismo de pessoas com mais de 15 anos. Alagoinha do Piauí tem a maior taxa de analfabetismo do Brasil: 44,4% da população de 15 anos ou mais.

Elizangela lamentou o fato de que, mesmo o município dispondo de turmas de Educação para Jovens e Adultos – EJA, a procura ainda é incipiente e encontra resistência por parte do público alvo. 

“Durante a nossa gestão, a Secretaria de Educação sempre abre espaço para a Educação de jovens e Adultos, inclusive temos turmas funcionando no município, mas infelizmente ainda existe uma grande resistência das pessoas a voltarem a frequentar a escola” informou. 


A gestora destacou ainda um prêmio conquistado recentemente pela qualidade na alfabetização de crianças do ensino infantil. 

“Estamos sempre trabalhando para a melhoria na educação do município. Estamos cuidando da alfabetização das nossas crianças hoje para que no futuro possamos amenizar este problema, inclusive há poucos dias o nosso município foi certificado pelo UNICEF, pela qualidade da nossa alfabetização.

Com informações: Bocaina News

3 Comentários




  1. ei secretaria ki coisa feia torcemos tanto por canabrava mais ai foi de lascar mesmo

    ResponderExcluir
  2. É infelizmente o nosso município precisa de uma gestão com mais qualidade, de bons projetos que possam ameniza esse triste dado. Esperamos mais da administração, pois competência sei que essa tem, basta colocar o que sabe em ação e muda essa realidade.

    ResponderExcluir
  3. Há anos tenho acompanhado o regresso de São João da Canabrava, que nos últimos meses tem sido bombardeada por reportagens/notícias que põem em xeque a atual administração. Recentemente a TV Picos atestou o total abandono da saúde, com a ausência inclusive de médicos no município. Agora é a vez da educação, com um dos piores índices de analfabetismo do país, contrastando com aqueles que "pintam" aqui em Picos, uma educação de primeiro mundo que não existe em Canabrava!!! Sem falar dos absurdos vivenciados por um Campeonato de Futebol capenga e manipulado, que em vez de unir a sociedade canabravense, gera intrigas, confusões, discórdias!!! Essa nunca foi e nem será a Canabrava dos meus sonhos!!! Lamentável!!!

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE