Cerimônia marca o Peacekeepers Day no 3º BEC

PICOS - Aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), às 09h, uma cerimônia no 3º Batalhão de Engenharia e Construção em homenagem ao “Peacekeepers Day”, ou seja, o Dia do Soldado da Paz.


Cerimônia marca o "Peacekeepers Day" no 3º BEC. (Crédito: Antonio Rocha) 
O dia, que é promovido anualmente, e foi instituído pela ONU desde a década de 50, tem por meta homenagear aos soldados que participam ou participaram, e até mesmo perderam suas vidas, em Operações de Manutenção de Paz em áreas de conflito. As principais áreas de atuação do Exército Brasileiro foram no Moçambique, na Angola e Haiti.


Na data presente, os quartéis militares do mundo inteiro promovem cerimônias em prol do “Peacekeepers Day” a fim de homenagear aos soldados que abrem mão de sua segurança para tentar conceder a outros povos um pouco de paz e esperança de dias melhores.

“Muitos militares já participaram de Operações de Paz. A maioria aqui presente participou no Haiti, alguns na Angola. Essa é uma maneira da gente participar, relembrar esse momento que é difícil quando o militar está fora, longe da família, num ambiente hostil, tropas tomando tiro, no Haiti tivemos terremotos onde muitos militares faleceram. Então a gente faz essa homenagem a esses militares que se sacrificaram nessas operações”, declarou o Comandante do 3º BEC, Ivan Oliveira.

O picoense Talles Luz, Tenente do Exército, participou da operação de Manutenção de Paz no ano passado, entre os meses de maio e novembro. Segundo ele, a infraestrutura do país [Haiti]é muito deficiente, e lá pôde desenvolver o mesmo trabalho que desenvolve aqui, na área da construção civil.


“A engenharia lá desempenha trabalhos de apoio civil, não tão diferente do que o que a gente executa aqui, construindo rodovias, edificações, hospitais, escolas, apoiando creches, fornecendo água potável, alimentos e outras coisas. Lá no Haiti trabalhei com toda a logística referente a Companhia de Engenharia”    , disse ele.

Ressaltou ainda ter muito orgulho de ter servido fora do seu país [Brasil] e que já colocou-se à disposição para trabalhar em outras missões nas quais o Brasil porventura venha a atuar.

Durante a cerimônia, 11 soldados foram promovidos a cabos e, destes, dois serão promovidos no próximo semestre a sargentos. O Coronel Ivan Oliveira diz ser importante a promoção para valorização do militar.

Texto: Jaquiline Figueredo 
Fotos: Antonio Rocha 













Fotos: Antonio Rocha/Canabrava News 

Postar um comentário




PUBLICIDADE