Prefeito de São Julião reassume cargo seis dias após cassação

José Francisco de Sousa (PT) foi reconduzido ao cargo da Prefeitura do município de São Julião, após ter sido cassado na última sexta-feira (11) por captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico, que corresponde à compra de votos. A denúncia havia sido feita por Emídio Reis, ex-vereador de São Julião que foi assassinado em janeiro do ano passado.

Zé Neci – Foto: Meio Norte
José Neci (foto ao lado), como é conhecido, conseguiu uma liminar concedida pelo juiz José Gonzaga Carneiro e retornou ao município nesta quinta-feira (17) para reassumir imediatamente o cargo. Na decisão, o juiz argumentou que “em análise perfunctória, diante da urgência demanda para a presente medida, percebo não restarem presentes todos os requisitos legalmente exigidos para a configuração dos ilícitos reconhecidos na sentença, quais sejam, a captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico e político. Com efeito, não foram identificadas, de plano, provas hábeis e robustas de ter o investigado praticado as condutas tipificadoras de tais ilícitos”.

Na época da denúncia de Emídio, a 40ª Zona Eleitoral do Ministério Público considerou os gestores inelegíveis, aplicando uma multa e pedindo o afastamento imediato, além da realização de novas eleições.

O prefeito, que venceu as eleições em 2012 com 2.381 votos, recorreu da decisão e irá permanecer no assumir o cargo.

Postar um comentário




PUBLICIDADE