Diagnostico do PMSB é apresentado em Bocaina

Assistente Social, Mercelânia Bezerra/SME
BOCAINA – Foi apresentado entre os dias 25 e 27 de setembro o Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico no munícipio de Bocaina.  A ação contou com uma equipe da Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí – FUNPAPI, e com a presença de membros dos comitês Executivos que colaboraram na realização das oficinas.  

Ao todo, foram visitados oito povoados e a sede do município para apresentar os dados georeferenciados colhidos durante o levantamento feito junto às comunidades sobre itens como água, pavimentação, e da coleta do lixo e saneamento básico. 

Na última sexta-feira (26) a equipe se reuniu com representantes de diversas entidades da sociedade civil organizada na Escola Urbano Leal, no cento da cidade, para apresentação do diagnóstico técnico-participativo, na oportunidade, realizou ainda uma oficina para constatar os dados coletados durante a pesquisa. 

De acordo com a Assistente Social, Mercelânia Bezerra, responsável pela mobilização e articulação do plano, o encontro teve como objetivo apresentar para a população o diagnóstico técnico-participativo dos itens pesquisados nas oito comunidades e na sede do município.

“Desde segunda-feira estamos fazendo a divulgação do diagnóstico técnico-participativo, esta é a 2ª etapa, a primeira foi o plano de mobilização participativo, que abrange o levantamento de dados, já percorremos as comunidades de Balceiro, Agrovila e Lagoa do Cajueiro, Morrinhos, hoje estamos visitando a sede e a Malhada e no sábado estaremos na Varjota, Vila Crioula e Barragem”, acrescentou.  

Durante as visitas foram apresentados os dados colhidos durante a pesquisa. “Estamos apresentando os dados georeferenciados, da água, saneamento básico, pavimentação e da coleta do lixo, temos que saber a rota do lixo, onde tem água, e estamos conferindo com eles se essas informações estão corretas”, afirmou a Assistente Social. 

De acordo com a Assistente Social, o PMSB é composto por seis etapas, até o momento já foram concluídas duas etapas e a próxima será a apresentação das Ações e projetos a serem implementados, finalizando com uma Conferência Municipal que deverá acontecer até o final ano. A previsão é que as três últimas etapas sejam concluídas no inicio do ano de 2015. 

“Para que possamos elaborar os projetos dentro dos temas geradores, precisamos diagnosticar as necessidades de cada povoado, por exemplo: na Agrovila tem um reservatório que abastece a comunidade, mas a água não é tratada, então a gente faz o projeto pra rede de agua e esgoto, módulo sanitário. O plano tem uma duração de 20 anos e a elaboração é composta por ações de curto, médio e longo prazo”, explicou. 


Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB 

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, do município de Bocaina se iniciou no segundo semestre de 2013 com a nomeação dos Comitês de Coordenação e do Executivo, do qual faz parte a FUNPAPI, empresa de Consultoria contatada através de licitação pela Prefeitura, que vem desde então, junto com o Comitê Executivo, elaborando o Diagnóstico Técnico-Participativo dos serviços de saneamento básico do município. 

A participação da sociedade nos processos de formulação, planejamento, execução e fiscalização de políticas públicas é um instrumento importantíssimo para uma compreensão mais aprofundada da realizada local e consequentemente melhoria dos serviços públicos. 

Na construção do diagnóstico foram realizadas audiências públicas e oficinas para debates sobre problemas de saneamento básico na zona urbana e zona rural de Bocaina. 

Fonte: Ascon/SME

Postar um comentário




PUBLICIDADE