Vírus causa surto alérgico em São João da Canabrava

SÃO JOÃO DA CANABRAVA –  Na primeira quinzena do mês junho a Unidade Básica Avançada de Saúde – UBAS, de São João da Canabrava,  registou 15 casos de pacientes que apresentaram alergia, dores no corpo e irritabilidade. De acordo com a médica. Greisy Suarez, o responsável pelo surto alérgico é um vírus conhecido com Zika, transmitido pelo mosquitos do Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue. 

Unidade Básica Avançada de Saúde de São João da Canabrava. (Crédito: Canabrava News)


Segundo estudos, ainda não existe vacina contra a doença, que é de notificação compulsória, a única forma de prevenção é combater os focos do mosquito Aedes, típico das regiões urbanas de clima tropical e subtropical, e que ataca principalmente nos períodos de muito calor e chuva, pela manhã e ao entardecer.

O período de incubação varia entre 03 e 12 dias após o contágio. A enfermidade é autolimitada. Em alguns dias, o organismo se encarrega de combater o vírus, que desaparece sem deixar sequelas.

A partir da picada infectada, a doença tem um período de incubação de aproximadamente quatro dias até os sintomas começarem a se manifestar e os sinais e sintomas podem durar até sete dias.

Por Iara Calli

Postar um comentário




PUBLICIDADE