Centro de tratamento de câncer será construído em Picos

Durante a reunião, gestores e secretários de saúde dos municípios que integram os Territórios Vale do Guaribas, Sambito e parte do Território do Vale Canindé discutiram na manhã desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Picos, a implantação do Centro de Oncologia, que tratará de pacientes com câncer no município.   

Reunião aconteceu na Câmara Municipal de Picos. (Foto: Antonio Rocha)
Nós estamos aqui reunidos para tratar sobre a UNACON, de suma importância, só os prefeitos e secretários do território Vale do Guaribas sabem o que a gente sofre em transportar esses pacientes oncológicos para Teresina e entendemos também a parte dos pacientes que com certeza eles sendo tratados aqui em Picos, eles terão mais conforto porque estariam em casa e voltar para suas residências”, disse o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal. 

Vereador Joaquim Lima. (Antonio Rocha)
Atualmente, apenas Teresina possui unidades de saúde credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para atender esses pacientes. O Plano Estadual de Oncologia prevê a expansão da cobertura assistencial no Piauí com a implantação de uma Unidades no interior do estado.

O vereador Joaquim Lima, (PTB) de São José do Piauí, participou da reunião e afirmou que a vinda do centro oncológico para Picos irá contribuir muito para os pacientes diagnosticados com câncer nos munícios próximos a Picos possam fazer o tratamento sem precisar se deslocar para Teresina ou outros estados.  

Os recursos para operacionalização do plano serão oriundos de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde. Para o secretário de saúde de Picos, José Venâncio de Sousa, o Dudé, a descentralização do serviço deve melhorar o atendimento aos pacientes. 

Postar um comentário




PUBLICIDADE