Inaugurado o maior templo católico do Piauí

PIAUÍ - Romeiros de várias cidades do Piauí e outros estados do Brasil participaram neste domingo (10) da inauguração do novo Santuário de Santa Cruz dos Milagres, localizado a 181 km ao Sul de Teresina. A celebração religiosa foi presidida pelo Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito e pelo pároco e reitor do Santuário, padre Francimilson Holanda, além de outros sacerdotes e diáconos.
         
                                     Novo Santuário de Santa Cruz dos Milagres (Foto: Reprodução/TV Clube)
Novo Santuário de Santa Cruz dos Milagres (Foto: TV Clube)

O maior templo católico do Piauí demorou seis anos para ficar pronto, já que começou a ser construído em 2010. O local tem capacidade para receber mais de 3.500 fieis sentados e foi construído a poucos metros da antiga igreja, que por anos abrigou o símbolo maior da festa religiosa, a Santa Cruz.

O projeto da nova casa de oração tem mais de 4 mil m2 de construção. O novo santuário foi reformado por meio de campanha de arrecadação de recursos doados por fiéis e romeiros. Por ano, cerca de 100 mil pessoas passam pelo santuário, cuja devoção já alcançou o terceiro lugar entre as maiores romarias do Nordeste. Toda essa história iniciou no final do século XIX, com a revelação do primeiro milagre por intercessão da Divina Santa Cruz.

Segundo o padre Tertuliano Alves, a construção do tempo foi um sonho realizado para a religião católica. “Há quase seis anos que estamos construindo o santuário com a ajuda de fieis. É um momento de muita alegria, pois conseguimos dar um conforto melhor ao romeiro”, falou o sacerdote.

A Invenção de Santa Cruz, celebrada dia três de maio; os Festejos do Santuário, em setembro; e o Encontro dos Santos, em novembro, são os três grandes principais eventos que o Santuário de Santa Cruz dos Milagres celebra ao longo do ano.

Fonte: G1 PI

Postar um comentário




PUBLICIDADE