Saúde regulariza medicamentos para diabéticos

PIAUÍ - Todos os medicamentos disponibilizados aos pacientes que sofrem com diabetes foram regularizados pela Secretaria de Estado da Saúde. Os medicamentos orais e insulinas, no total de 17 itens, já estão sendo distribuídos na Unidade de Assistência Farmacêutica, que atende mais de 1.600 pacientes com essa patologia.

Foto: James Almeida
Segundo o diretor da unidade, Jean Batista, com a “chegada dos medicamentos Galvus e Januvia, a Assistência completa assim os medicamentos do programa dos diabéticos. Estamos atendendo a população normalmente, a única exceção é a insulina de ação rápida. Mas que tem como terapia clínica alternativa Apidra e Humalog, portanto, esses pacientes não vão ficar prejudicados”, disse.

Para agilizar a entrega, a diretoria aumentou o número de atendentes e de farmacêuticos, bem como estendeu o horário de atendimento para o turno da tarde.

Dona Luzia Silva, agente de saúde, comemora a regularização dos medicamentos. “Ontem foi minha consulta e logo fui informada que o medicamento tinha chegado. A sensação agora é de alegria porque vou conseguir controlar a doença”, ressaltou.

Com um planejamento efetivo para 2016, o diretor reafirma o compromisso de manter o estoque permanente de medicamentos. “Hoje temos os medicamentos registrados junto a Secretaria Estadual de Administração, temos também um pregão vigente, o que nos dá a possibilidade de adquirir os medicamentos, sem precisar de permuta com outros estados, como feito no ano passado”, explicou.

O médico Mauro Passamani, contou que há pouco mais de um ano passou a receber efetivamente os remédios para o filho. “Desde então, o medicamento nunca havia faltado, mas passamos uns 30 dias sem receber. Eu espero que esse ano não falte mais. O atendimento, inclusive, eu achei muito bom e com uma certa rapidez”.

Componentes especializados

Sobre os medicamentos de componentes especializados, a Assistência Farmacêutica também está com o calendário pronto de disponibilização ao usuário: ainda na primeira quinzena de março todos os medicamentos estarão regularizados. A retomada da distribuição está sendo feita de modo gradativo.

A Farmácia atende cerca de 16 mil pacientes, para mais de 160 itens medicamentosos.

A Unidade Farmacêutica atende na Rua 24 de Janeiro, 124 – Térreo – Edifício Theresa Christina – Centro – Teresina/PI
Fonte: sesapi

Postar um comentário




PUBLICIDADE