Fiéis celebram a Vigília Pascal

PICOS - Após uma semana de experiência espiritual recordando os passos de Jesus na sua paixão e morte os fiéis da paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, participaram na noite desse Sábado Santo (26/03), da Celebração da Vigília Pascal.

Foto: Cleuma Silca/Ascom
Às 20h os católicos se reuniram em frente a Catedral onde aconteceu a benção do fogo novo  e a apresentação do Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Por ser a celebração da luz, a seguir, os fiéis adentram a Igreja que se encontrava com suas luzes apagadas e participaram da liturgia do dia divida em quatro partes: Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.

A Eucaristia foi presidida pelo Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelo Pároco da Igreja Catedral, Pe. Francisco Pereira Borges e o Capelão da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Ferdiran Fontes Mendes.

5

Após a homília, 14 jovens receberam o sacramento do batismo. “Para mim foi o renascimento de uma nova vida, pois agora estou verdadeiramente com Cristo”, disse o jovem recém-batizado, Victor Hugo.

A pós a cerimônia o bispo aspergiu a comunidade com água benta que recorda o batismo. A celebração da vigília pascal é mais importante do calendário católico por ser o momento em que é lembrada a vitória de Jesus Cristo sobre a morte.

Fonte: DP15

Postar um comentário




PUBLICIDADE