No Piauí, 75% dos municípios estão com água reprovada para consumo humano, diz Lacen

PIAUÍ - De acordo com matéria veiculada nesta segunda-feira (29) no portal Cidade Verde, 75% dos municípios piauienses estão fornecendo água inapropriada para o consumo humano. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (29) pelo Lacen (Laboratório Central do Piauí), que é responsável pelos testes de água nos 224 municípios do Estado. 

Foto: Antonio Rocha
As amostras não atendem os mínimos parâmetros obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde. Nas águas foram encontradas coliformes fecais e substâncias características de contaminação que podem afetar a saúde do piauiense. 

A diretora geral do Lacen, Walterlene Carvalho Gonçalves, informou que a função do Laboratório é fazer o monitoramento mensal da água consumida pela população. Ela também considerou elevada a quantidade de amostras reprovadas.

Em períodos de aumento de casos de viroses, dengue , zika e chikungunya é preocupante os resultados do Lacen.

Os testes são feitos para que os municípios tomem providências para que a população não consuma água poluída. Em casos de reincidências de testes reprovados, a população e o Ministério Público podem acionar os meios legais para exigir dos prefeitos a desinfecção da água. A vigilância sanitária municipal também é responsável para cobrar água de qualidade para a população. 

Falta kit de análise de água

Há dois meses – janeiro e fevereiro – o Lacen não realiza exames nas amostras de águas que são encaminhadas pelos municípios. O laboratório está sem o produto collilerte, que é o kit para análises. 

Walterlene atribuiu a falta do produto a questões burocráticas na licitação. 

“Já foram realizados dois pregões e não deram certo. Já entramos em contato com a Fiocruz e se for autorizado iremos fazer adesão aos pregões da Fiocruz para resolver o problema”, disse a diretora do Lacen. 

O laboratório precisa de cerca de 40 mil kits para a realização dos exames nos 224 municípios do Piauí durante o ano.  

Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário




PUBLICIDADE