Piauí recebe 700 mil doses contra H1N1; campanha começa dia 30

PIAUÍ - Os imunizantes contra a gripe A (H1N1) começam a ser enviadas aos estados nesta sexta-feira (01). O Piauí receberá mais de 700 mil doses que serão repassadas a todos os municípios e estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 30 de abril a 20 de maio. Herlon Guimarães, diretor de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesapi, ressalta que em 2015 não foi registrado nenhum caso da doença, mas que as pessoas devem ter redobrar cuidados básicos como lavar as mãos, para impedir que o vírus se espalhe rapidamente.

Piauí recebe 700 mil doses contra H1N1. Campanha começa dia 30. (Foto: Antonio Rocha)

"A meta será vacinar o público prioritário que são crianças de seis meses a 5 anos incompletos, adultos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, trabalhadores do setor da saúde, detentos, e pacientes crônicos que são um público bastante suscetível e que tem mostrado, estatisticamente, gravidade na evolução da doença chegando até a óbito. Em 2015 não tivemos nenhum registro no Piauí e em 2016 foram notificados alguns sintomas gripais, mas não característicos da H1N1", disse Guimarães.

Normalmente os surtos de H1N1, um dos tipos da Influenza A, acontecem a partir de junho, com a chegada do inverno, porém a transmissão também pode ocorrer de forma acentuada no verão. Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.

A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas. 

Postar um comentário




PUBLICIDADE