Projeto resgata aspectos culturais de São João da Canabrava

SÃO JOÃO DA CANABRAVA – Na próxima segunda-feira (11) a cidade São João da Canabrava completará 28 anos de emancipação política e como forma de resgatar os aspectos culturais do município, a escola municipal João José Batista realizou na tarde sexta-feira (08). a culminância do projeto "Resgatando a História do nosso município".

Projeto resgata aspectos culturais de São João da Canabrava. (Foto: Antonio Rocha)
Através de fotos, textos, vídeos e objetos históricos, foram retratados os seguintes temas: Política, Educação, Religião, Cultura e Esporte. As salas de aula se transformaram em stands, abertas ao público para visitação.  Para a diretora da escola, Elba Janne, é preciso fazer um resgate cultural para que as futuras gerações possam conhecer a história do lugar onde vivem.


“O nosso objetivo é resgatar a cultura da nossa gente, que hoje muitas vezes acaba sendo esquecida, por isso estamos resgatando para as futuras gerações conhecer os nossos costumes e as nossas tradições. Os alunos se empenharam para realizar pesquisas históricas e buscar objetos antigos e fotos para poder apresentar em cada um dos stands”, acrescentou.  

A aluna Maria Eduarda, do 7º ano, destacou que o projeto despertou nos alunos o interesse pela história do município. “Fiquei responsável pelo stand da Religião e eu achei muito importante esse projeto por que os alunos se interessaram pela história da nossa cidade, pelo menos eu posso falar por minha turma que se esforçou muito para procurar e saber um pouco mais sobre a religião em nossa cidade, não só igreja católica, mas todas as igrejas e achei importante para podermos aprender mais sobre nossa igreja”, afirmou. 

Maria Eduarda considerou o projeto importante para a preservação da história. (Foto: Antonio Rocha)
A secretária municipal de educação, Elizangela Santos, esteve na escola e visitou cada um dos stands. Ela elogiou o trabalho dos alunos e dos educadores e destacou a importância de se preservar a história. 

“Em virtude da passagem do aniversário do nosso município, a escola João José Batista desenvolveu esse projeto para fazer um resgate da história política, educacional e cultural canabravense e é com grande satisfação que nós estamos aqui hoje apreciando os trabalhos dos nossos alunos com a participação dos professores. Esse projeto é de suma importância por que a gente pode presenciar um resgate de toda a nossa história”, frisou. 

Elizangela Santos lembrou ainda que um dos deveres do educador é atuar para que os alunos possam conhecer e vivenciar a própria  história.  “Nós, enquanto educadores, temos que trabalhar para que a nossa história seja sempre rememorada pelos nossos alunos, para que ela não caída no esquecimento. Quero agradecer aos professores, diretores, coordenadores e alunos que se empenharam para que acontecesse essa maravilha que estamos vendo aqui hoje”. 

Secretária de Educação, Elizângela Santos foi com a mãe, visitar o stands. (Foto: Antonio Rocha) 

Postar um comentário




PUBLICIDADE