Beneficiários do Piauí podem perder Bolsa Família por falta de atualização

PIAUÍ - Teresina registrou um índice abaixo do esperado quanto ao cumprimento das condicionalidades de saúde dos beneficiários do Bolsa Família. Segundo a coordenadora Jovina Sérvulo, com a falta de atualização dos dados as famílias podem ter o benefício suspenso. 

Imagem: Reprodução 
As condicionalidades são informações que os beneficiários devem prestar ao governo para que estejam aptos a receber o dinheiro. Na capital, das 54 mil famílias atendidas pelo Bolsa Família, metade está com problema por não informar dados referentes à saúde. O Governo Federal exige que os beneficiários enviem informações sobre educação, assistência social e saúde.

Ainda conforme a coordenadora de condicioalidades do programa, Jovina Sérvulo, os beneficiados são famílias em situação de vulnerabilidade, sendo que a maioria delas tem o benefício como única fonte de renda. Ela afirmou que a falta de atualização dos dados da saúde faz parte da cultura de boa parte das pessoas.

"A maioria das pessoas só procura atendimento médico quando estão acomedidas por alguma doença. Não deveria ser assim! Os beneficiários pendentes devem procurar com urgência um agente de saúde, para que ele faça o agendamento dos atendimentos dessas famílias e elas não sejam prejudicadas com o bloqueio dos benefícios", comentou.

Assim que os dados forem atualizados, eles serão enviados para o Governo Federal. As famílias têm até este semestre para fazer a atualização e regularizar a situação.

Fonte: G1

Postar um comentário




PUBLICIDADE