Comunidade discute criação de Área Pastoral em São João Da Canabrava

SÃO JOÃO DA CANABRAVA - Representantes dos grupos, pastorais e movimentos dos municípios de São João da Canabrava, São Luís do Piauí e Bocaina se reuniram na manhã do último sábado (14), no Salão Comunitário da Igreja de São João Batista, em São João da Canabrava, com o Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva. Também estiveram presentes o pároco da paróquia de Bocaina, Francidilso Silva do Nascimento, o diácono Francisco Berto de Carvalho, bem como representantes do poder público municipal local. 

Discute criação de Área Pastoral em São João Da Canabrava. (Foto: Cleuma Silva)
 O encontro teve a finalidade de discutir a elevação do município de São João da Canabrava a Área Pastoral. Na oportunidade, Dom Plínio falou do projeto de criação da Área Pastoral São João Batista, a partir do Código de Direito Canônico que contempla ao bispo diocesano o direito de criar áreas pastorais de atendimentos.

Com a criação da Área Pastoral São João Batista, um padre passará residir em São João da Canabrava, e a atenderá as comunidades do município sede e de São Luís do Piauí. A previsão para instalação da área pastora é para o dia 27 de agosto de 2016. Até lá as comunidades precisam se organizar para criar conselhos pastorais.

Pelo fato de criar a área pastoral os dois municípios não deixarão de pertencer a paróquia de Bocaina, a diferença é que antes todas as decisões administrativas e pastorais estavam entrelaçadas a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, e com essa elevação para Área Pastoral, São João da Canabrava terá “autonomia”, seu novo pastor estará em comunhão com o bispo, todos os poderes necessários para desempenhar a sua missão nesta Área que lhe foi confiada. Porém, a Área só será desmembrada oficialmente da Paróquia de Bocaina a partir de sua oficialização como Paróquia.

Foto: Cleuma Silva

Postar um comentário




PUBLICIDADE