Governador decreta emergência em 10 municípios

PIAUÍ - O governador Wellington Dias (PT) decretou situação de emergência em 10 cidades piauienses localizadas na região do Matopiba, denominação criada para definir a fronteira agrícola que envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O decreto foi publicado na quarta-feira (1º) no Diário Oficial do Estado.


Agricultores amargam prejuízos nos Cerrados por conta da perda da safra (Foto: Reprodução/TV Clube)
As cidades são: Sebastião Leal, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, Uruçuí, Bom Jesus, Currais, Monte Alegre do Piauí, Cristalândia do Piauí e Riacho Frio. Decretado o estado de emergência, os gestores podem pedir recursos ao governo federal para reparar os estragos.

O motivo para o ato é irregularidade do período chuvoso na safra 2015/2016. De acordo com o documento, foram registradas perdas superiores a 50% na safra da soja agrícola do período. Ainda conforme o decreto, vários prefeitos da região encaminharam solicitações de pedido de socorro para enfrentamento da situação.

Além disso, o decreto destaca também que as poucas chuvas não foram suficientes para propiciar o plantio e a colheita do agronegócio e da agricultura familiar. Com o documento, o governo destaca todos os órgãos da administração estadual ficam acionados para adoção de medidas referentes à situação. O ato tem validade de 180 dias, podendo ser prorrogado.

Fonte: G1 

Postar um comentário




PUBLICIDADE