Palestra sobre o tabagismo é realizada em São Luís do Piauí

SÃO LUÍS DO PIAUÍ - Em alusão ao dia Mundial Sem Tabaco, comemorado dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís do Piauí realizou na última terça-feira (31) uma palestra sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Na oportunidade, a Coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Marcy Rabelo, destacou os malefícios que o cigarro causa e sua composição tóxica. 


O encontro teve objetivo principal falar sobre o vício e a dependência química causada pela nicotina, substância psicoativa presente em todos os produtos do tabaco. Os tabagistas presentes foram participativos e demonstraram interesse em deixar o vício. A palestrante deu início a primeira lição do Programa de Tratamento que será realizada por uma semana. Após este prazo, eles se reunirão novamente para trocar as experiências. 

Marcy Rabelo informou ainda que o Ministério da Saúde envia medicamentos para auxiliar nos desconfortos trazidos pela abstinência, mas o principal item do tratamento é mesmo a força de vontade de cada um. A Coordenadora está confiante que obterá sucesso com o grupo, mesmo com um grande desafio que é um participante que fuma 30 unidades de cigarro por dia. “Ele vai ser meu maior desafio, mas a maior conquista será dele mesmo”, acrescentou. 

O Programa de Tratamento de Controle ao Tabagismo, terá reuniões de grupo e atendimentos individuais com outros profissionais de saúde como Psicóloga, Nutricionista, Médico e Fisioterapeuta.

Doenças provocadas pelo cigarro 

As principais doenças provocadas pelo cigarro se dividem entre cânceres (pulmão é o mais frequente, porém tabagismo está relacionado a câncer de boca, laringe, estômago, bexiga, entre outros); doenças cardiovasculares (tabagismo aumenta o risco de infarto do coração, derrame cerebral e doenças vasculares das pernas) e doenças pulmonares (enfisema pulmonar e piora das crises de bronquite e asma). Além disso, fumar provoca doenças gengivais, úlceras no estômago, unhas amareladas etc.














Postar um comentário




PUBLICIDADE