SAMU de Picos conta com motolância para dar suporte nos atendimentos

PICOS- O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Picos, desde a última quarta-feira, 22, conta com mais um veículo para reforçar os atendimentos à população - a motolância.

O veículo dará suporte a ambulância no trânsito considerado caótico durante os atendimentos as ocorrências, e em locais de difícil acesso. Nos casos mais graves, a motolância poderá oferecer inicialmente os primeiros socorros já que  esta apresenta condições de chegar mais rápido ao local do atendimento.

A coordenadora do SAMU de Picos, Rosa Dantas, explicou que o veículo havia sido recebido há 3 anos mas que não entrou em funcionamento devido entraves burocráticos.

"Estamos com a documentação toda em dias, autorizada por Brasília e Teresina, e adotando todas as exigências necessárias pelo portaria do Ministério da Saúde. A motolância vai nos ajudar muito nos casos de pessoas com parada cardiorrespiratória", afirmou Rosa Dantas.

Moto utilizada pelo SAMU de Picos é semelhante a da imagem - Foto: Reprodução


A coordenadora ainda falou sobre a atuação do órgão ao longo destes 10 anos, onde houveram mais de 38 mil saídas de ambulância em que 30% destas ocorrências atendidas estão relacionadas a traumas (acidentes).

Problemas

O Samu de Picos ainda enfrenta problemas antigos como os trotes telefônicos e pessoas que mentem para o serviço acreditando que receberão atendimento hospitalar mais rápido.

"Um dos maiores desafios é driblar esta grande número de trotes e conscientizar a população sobre  a funcionalidade real do SAMU, pois muitas pessoas ligam pra gente esperando receber atendimento rápido no Hospital Regional Justino Luz, o que não e verdade, pois só temos atendimento prioritário em caso de emergência", acrescentou Rosa Dantas.

O Samu de Picos conta atualmente com uma ambulância, motolância que são insuficientes para atender a demanda do município. Uma segunda ambulância se encontra parada na oficina para manutenção e aguardando liberação.


Postar um comentário




PUBLICIDADE