Campanha "Todos juntos por Larissa" aumenta cadastros de medula

PICOS- Os gestos de solidariedade através dos cadastros de medula óssea intensificados com a campanha "Todos Juntos por Larissa" que busca um doador compatível para a médica picoense, Larissa Luz, 28 anos, vem dando frutos e salvando vidas. Ao todo, seis pessoas que estavam à espera de uma medula tiveram a saúde renovada com a localização de doadores compatíveis, segundo informações de familiares de Larissa Luz.

A campanha foi iniciada ainda em dezembro do ano passado, momento em que a médica Larissa Luz foi diagnosticada com Leucemia. Deste período então, a jovem vem travando uma luta contra a doença e respondendo bem aos tratamentos, mas necessita de um doador para a sua cura.



O caso mais recente e que envolve um picoense, é o do médico veterinário Fabrício Araújo, que na última terça-feira, 05, publicou em um perfil pessoal de uma rede social, um depoimento relatando que foi contatado pelo Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), sistema responsável por registrar informações de possíveis doadores. Fabrício pode ser o  doador compatível para um receptor que reside no Estado do Rio de Janeiro.

"Eu já sou doador de sangue há alguns anos e por conta da campanha "Todos Juntos por Larissa" decidi procurar o Hemocentro da minha cidade em janeiro de 2016, A Campanha vem fazendo seu objetivo aumentando os cadastros de medula, e assim salvando vidas", disse Fabrício em seu depoimento.

Como ser um doador de medula

É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde;
É necessário se cadastrar como doador voluntário em um Hemocentro;
No cadastramento, os voluntários doam apenas 10 ml de sangue. Essa amostra passa por um exame de laboratório, chamado teste de HLA, que determina as características genética do possível doador;
As informações são colocadas em um cadastro nacional, o REDOME, ou Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea;
Se é encontrado um cadastrado compatível ele é convidado a fazer outros exames de compatibilidade genética Se o perfil coincidir com o daquela pessoa que precisa do transplante, o voluntário decide se realmente quer doar;
Durante a doação, o doador recebe anestesia geral. Com uma agulha, a medula é aspirada do osso da bacia;
A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta.


Campanha é intensificada em Picos

A campanha que vem sendo realizada, sobretudo nas redes sociais tem varrido o Brasil. Em Picos, a programação teve início no dia 04 de julho e segue até o dia 10 de julho com intervenções em vários pontos da cidade. As ações  visam aumentar o número de cadastros de medulas, que há dois meses chegaram a superar o número de doações de sangue no Hemocentro de Picos.

Confira a programação:

-Dia 04 de julho: Campanha na Praça Félix Pacheco, a partir das 07h00

-Dia 05 de julho: Campanha na Avenida Severo Eulálio, a partir das 17h00

-Dia 06 de julho: Missa da  Misericórdia no Bairro São José, a partir das 19h00

-Dia 07 de julho: Sessão na Câmara Municipal, a partir das 14h30

-Dia 08 de julho: Praça de Alimentação, a partir das 20h00

-Dia 09 de julho: Feira Livre de Picos, a partir das 08h00

-Dia 10 de julho: Missa na Igreja do Bairro Ipueiras, a partir das 06h00

Postar um comentário




PUBLICIDADE