Governo decreta situação de emergência em 117 municípios

PIAUÍ - O Governo do Piauí decretou situação de emergência em 117 dos 224 municípios do estado. O motivo é a seca em todas as regiões. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (14).

Vista parcial de São João da Canabrava. (Crédito: Antonio Rocha).
A maioria dos municípios afetados fica na região do semiárido, principalmente nos territórios da Serra da Capivara, Vale do Canidé, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueiras.

O reconhecimento da situação de emergência é necessário para que Estado e Municípios possam solicitar apoio nas ações que visam garantir o atendimento da população afetada pela falta de água. 

A perda de 50% da safra agrícola, a baixa ocorrência de chuvas em 2015 e 2016 e os níveis de alguns reservatórios, que estariam com menos de 30% da capacidade, estão entre os critérios usados para decretar situação de emergência nos municípios. 

“No acompanhamento que fazemos diariamente ao Sistema Nacional de Informações de Desastres (S2id), do Ministério da Integração Nacional percebemos um número crescente de prefeituras que estavam enviando decretos municipais de emergência e resolvemos fazer um estudo para constatar a necessidade de um decreto estadual. Como os dados dos órgãos oficiais mostraram que um número considerável de municípios está enquadrado nos critérios estabelecidos pelo Governo Federal, recomendamos que o governador decretasse emergência”, explicou o secretário de Estado da Defesa Civil, Hélio Isaías. 



Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário




PUBLICIDADE