Trajetória da judoca piauiense Sarah Menezes vira documentário

PIAUÍ - A história da judoca piauiense Sarah Menezes, ganhadora da 1ª medalha de ouro brasileira nos Jogos Olípicos de Londres, em 2012, virou documentário. A trajetória de Sarah faz parte da 5ª e última temporada de documentários do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que promove o resgate da história dos grandes atletas que representaram o País nos jogos.

'SARAH: MENINA DE OURO', dirigido por Vinicius Vasconcellos, reúne histórias de toda a trajetória da judoca, até chegar ao ouro olímpico. Além de depoimentos da família, amigos e do seu treinador Expedito Falcão. O filme, de 26 minutos, por enquanto fica somente na programação da ESPN, mas deve ser disponibilizado abertamente ao público até o final do ano, segundo a produtora do documentário, Talyta Magno.
 Sarah Menezes. (Foto: Divulgação/B&T Audiovisual)
A narrativa do documentário tem um olhar poético e ficcional em contraste com a representação da realidade.  Através da perspectiva da atleta piauiense, é possível conhecer a batalha pelo ouro olímpico carregada de significados. Sarah Menezes conta os conflitos de sua conquista, dos tempos de infância quando treinava com os meninos, até a emoção do inédito ouro feminino.

O documentário foi produzido através da Lei do Audiovisual e integra o projeto MEMÓRIA DO ESPORTE OLÍMPICO BRASILEIRO, organizado pelo Instituto de Políticas Relacionais - IPR. O projeto já chega à edição brasileira dos Jogos Olímpicos com mais de 40 títulos. Os documentários inicialmente será veiculado somente na programação da ESPN, e posteriormente será objeto de exibição em mostras especiais e TV aberta, além de ter DVDs distribuídos em escolas e bibliotecas públicas.

Sarah Menezes entra no tatame olímpico novamente no dia 6 de agosto, em busca de mais uma medalha e de outra conquista inédita: o bicampeonato olímpico, na Rio 2016. As disputas do judô ocorrem de 6 a 12 de agosto, na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico.

Fonte: Portal O Dia

Postar um comentário




PUBLICIDADE