Estiagem força abertura de comportas de barragens

PIAUÍ - Com a estiagem que assola o Piauí e pelo menos 128 municípios em situação de emergência, algumas medidas já começaram a ser tomadas para amenizar os problemas da seca no semiárido. Pelo menos quatro barragens já tiveram que abrir as comportas para abastecer diversas cidades.asasasas

O superintendente de recursos hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Romildo Mafra, afirma que as cidades, principalmente do semiárido estão em situação alarmante e, por sorte, as grandes barragens tinham acumulado um grande volume de água, o que pode servir para abastecer emergencialmente alguns municípios que já estão sem água. “Os municípios do semiárido já estão pedindo socorro. Abrimos as comportas somente das barragens que estavam com o volume acima do permitido, sem risco de faltar”, destaca.

As barragens que tiveram as comportas abertas são: Poço Marruá, em Patos do Piauí; barragem de Jenipapo, em São João do Piauí; a barragem Salinas; e a Barragem Pedra Redonda, no município de Conceição do Canindé Piauí. “Todas essas barragens estamos fazendo um monitoramento regular do ponto de vista físico, com relação a segurança e inclusive faremos um estudo de batimetria, vendo o aprofundamento e colocando réguas”, explica Romildo.

Seca

De acordo com um estudo do Monitor de Secas do Nordeste, cerca de 90% do território piauiense está em situação de seca extrema. A previsão é que só hajam chuvas consistentes no final do mês de outubro, segundo a Semar.

Pelo menos 128 municípios já decretaram situação de emergência e muitos agricultores acumulam prejuízos com a perda da safra. Para amenizar o problema, o Ministério da Integração Nacional garantiu o repasse de recursos na ordem de R$ 24 milhões para o Piauí.

Os recursos serão aplicados na aquisição de adutoras de engate rápido, dessalinizadores, além de ações emergenciais de abastecimento, por meio da operação carro-pipa nos municípios piauienses que tiveram situação de emergência decretada pelo Estado por conta da estiagem.

Fonte: Cidade Verde


Postar um comentário




PUBLICIDADE