'Não cace Pokémons se estiver dirigindo', alerta Detran do Piauí


PIAUÍ - O jogo Pokémon Go foi lançado no dia 3 desse mês no Brasil, “enlouquecendo” fãs do desenho e adeptos de primeira hora. Com a chegada do game, que utiliza smartphones para ser jogado, aumentam os riscos de acidente pelo país e isso fez com que o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) alertasse motoristas e pedestres sobre perigos e possíveis infrações.

Foto: Reprodução/Facebook
O órgão utilizou as redes sociais, e distribuiu material para imprensa, para tentar conscientizar os piauienses sobre os perigos da falta de atenção ao atravessar ruas e, também, ao volante. Segundo a educadora de trânsito, Janaína Meneses, a nova sensação pode comprometer a segurança viária e aumentar os riscos de acidentes e mortes.

“Usar o celular aumenta o risco de acidentes de trânsito, porque, além de distrair, ele também diminui o tempo de resposta do condutor, agravando as chances de atropelamentos ou colisões com outros veículos", explicou.

Quanto aos pedestres, a especialista disse que digitar, ler e falar ao celular enquanto caminha também compromete a atenção do pedestre. "Desatentos, eles podem não escutar os sinais de alerta do trânsito, como buzinas, ou atravessar a rua sem olhar bem e isso aumenta os riscos de atropelamento. O ideal é que eles joguem em lugares seguros, como praças e parques", disse.

Atualmente, a infração por conduzir veículo manuseando aparelhos celulares é considerada média e o condutor que for flagrado pode pagar R$ 85,13 e receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O diretor de infrações do Detran-PI, Levi Gomes, alertou que a multa irá passará a ser gravíssima em novembro deste ano. "O condutor que estiver usando o telefone, seja para jogar, para usar outros aplicativos ou fazer ligações, enquanto dirige, poderá ser multado em R$ 293,47, além de ser penalizado com sete pontos na CNH", comentou.

Fonte: G1

Postar um comentário




PUBLICIDADE