Secretário convoca órgãos para atuar no combate ao Aedes aegytpi


PIAUÍ - De janeiro ao dia 10 de agosto, o Piauí notificou 2.081 casos de chikungunya, em 66 municípios, um aumento de 716,1%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 255 casos, em seis municípios. Em 2016, são 736 confirmados por laboratório.

Os casos de dengue tiveram redução de 33,6% em 2016, foram 4.760 casos notificados; quando em 2015, foram 7.170. O boletim da 31ª Semana Epidemiológica foi apresentado pela Sala Estadual de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento à Microcefalia, da Secretaria de Estado da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, durante uma reunião do Conselho Estadual de Saúde nesta quarta-feira(10), explanou sua preocupação em relação ao aumento desses casos e convocou os órgãos de controle social para atuar, junto ao Governo do Estado, no combate as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Secretário Francisco Costa  Foto: Gabriel Tôrres/CT

“Os casos de microcefalia estão praticamente estabilizados. Mas isso ocorre porque as mães que tiveram o zika vírus no primeiro semestre de 2015 e começaram a ter seus filhos de novembro do ano passado a fevereiro de 2016, quando nós tivemos aquela explosão do número de casos. Sabemos que uma ação de mobilização de toda a população só funciona bem se for integrada e os entes precisam estar vigilantes”, disse Francisco.


Até o início deste mês, o Piauí já contabiliza 338 casos prováveis de zika víruis, sendo cinco confirmados. “Esse números tendem a aumentar e é importante que tenhamos esse cuidado, uma vigilância de forma mais expressiva. Para isso, temos mobilizado também as secretarias municipais, mas precisamos estar atuando nos mais diversos setores para que a gente posa conseguir diminuir esse reflexo que porventura venha no futuro”, concluiu o secretário.


Microcefalia
A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 181 casos notificados de microcefalia. Destes, noventa e três são confirmados, sendo dois deles relacionados ao zika vírus. Além disso, dos 181, onze seguem em investigação e 77 foram descartados.

Fonte: sesapi


Postar um comentário




PUBLICIDADE