Serra da Capivara receberá homenagem no Encerramento da Rio 2016


PIAUÍ - O Parque Nacional Serra da Capivara mais uma vez ganhará destaque nacional. Ele será homenageado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos 2016.

A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (15) pela colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, que ressaltou o espírito ecológico durante  cerimônia de abertura, realizada no dia 05 de agosto, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

Sobre a homenagem à Serra da Capivara,  a colunista destacou que, durante o evento, haverá referências as pinturas rupestres e às rendeiras da região.

O encerramento está programado para o próximo sábado (21) e deve contar com a presença do cantor Lenine e da atriz Leandra Leal.

A Serra da Capivira, recentemente, também ganhou destaque nacional quando o ator e humorista Fabio Porchat pediu para que, o então ministro do Turismo, salvasse o Parque.  As dificuldades são constantemente denunciadas pela presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), a pesquisadora Niède Guidon, que iniciou um processo de demissão dos últimos 60 funcionários do Parque Nacional, em agosto de 2015, devido a grave crise financeira. Internacionalmente, o Parque conquistou uma TV Alemã que  produziu um programa especil para mostrar as riquezes do espaço para 15 milhões de europeus. 

O Parque
O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado a 530 km de Teresina, foi declarado em 1991, como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco).  Localizado no semi-árido nordestino, fronteira entre duas formações geológicas, com serras, vales e planície, o local abriga fauna e flora específicas da Caatinga.

Ele foi criado através do Decreto de nº 83.548 de 5 de junho de 1979, com área de 100 000 hectares. A proteção ao Parque foi ampliada pelo Decreto de nº 99.143 de 12 de março de 1990 com a criação de Áreas de Preservação Permanentes adjacentes com total de 35 000 hectares.

Fonte: Cidade Verde 


Postar um comentário




PUBLICIDADE