PI: Greve conta com adesão de 45% das agências bancárias


PIAUÍ - A greve dos bancários entra no terceiro dia nesta quinta-feira (8) com adesão de 45% das agências à paralisação em todo o Piauí. O presidente do Sindicato dos Bancários, Arimatéa Passos, explica que o índice é significativo e deve aumentar até o final do dia.  A paralisação segue por tempo indeterminado.
Bancários do Piauí declararam greve por tempo indeterminado (Foto: Fernando Brito/G1)
Está agendada uma nova rodada de negociação para sexta-feira (9)  às 11 horas na sede da Federação Nacional dos Bancos, em São Paulo.

No Piauí, até o momento são 150 locais de atendimento bancário fechados de um total de 343  agências.  “Começamos este terceiro dia com adesão de 45% das agências e acredito que o número de estabelecimentos fechados deve aumentar amanhã”, destacou Arimatéa Passos.

O presidente do Sindicato explica ainda que a adesão não é maior devido ao feriado nacional de 7 de setembro e a alguns feriados locais, como acontece em Parnaíba, no Litoral, por exemplo. “Fazemos uma avaliação positiva do movimento e a expectativa da categoria é por uma proposta que atenda devidamente às principais reivindicações dos funcionários”, comentou.

A greve dos bancários começou na terça-feira (6) após decisão em assembleia geral da categoria, que rejeitou a proposta apresentada pela classe patronal  de reajuste salarial de 6,5% e um abono de R$ 3 mil. A reivindicação dos bancários é de reajuste salarial de 9,57% , que corresponde a reposição da inflação,  mais 5% de aumento real. As negociações estão acontecendo desde agosto.

Além da questão salarial, os bancários reclamam também reposição do quadro de funcionários nos bancos.  “Em todo o Brasil no último ano os bancos perderam cerca de 10 mil funcionários, no Piauí entre demissões e aposentadorias mais de 200 pessoas se desligaram  dos bancos e isso implica em comprometer o atendimento ao público e sobrecarga de serviço aos bancário”, destacou Arimatéa Passos.

Atendimento

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que os clientes podem usar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.
Nos correspondentes bancários (postos dos Correios, casas lotéricas e supermercados), é possível também pagar contas e faturas de concessionárias de serviços públicos, sacar dinheiro e benefícios e fazer depósitos, entre outros serviços.

Fonte: G1

Postar um comentário




PUBLICIDADE