Meteorologia prevê temperaturas acima dos 40 graus na região de Picos

PICOS - Com a chegada do B-R-O-Bró, as temperaturas consideradas elevadas na região de Picos podem aumentar ainda mais. A previsão é que nos próximos meses, a marca dos 40º seja superada. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Meteorologia prevê temperaturas  acima dos 40 graus na região de Picos. (Foto: Antonio Rocha)
O chefe de meteorologia do INMET, em Picos, Eugênio Lopes disse que as maiores temperaturas registradas até o momento ocorreram no mês de agosto, que atingiram em dois dias consecutivos 39º, e em outra ocasião os 40º.

“Este período que enfrentamos agora chamado de B-R-O-Bró é comum o aumento nas temperaturas. Elas [temperaturas] ainda se manterão elevadas no mês de Setembro e podem aumentar ainda mais nos meses seguintes. A situação não é mais preocupante porque os ventos fortes amenizam a sensação de calor”, afirmou Eugênio Lopes.

Outro problema verificado com as altas temperaturas é a baixa umidade do ar. Em Picos, a umidade do ar já atingiu índices muito baixos cerca de 20%, quando o que é indicado pela Organização Mundial da Saúde é 60%. O cenário piora com o registro de queimadas desordenadas no município que já destruíram quilômetros da vegetação.

Chefe de meteorologia do INMET, em Picos, Eugênio Lopes. (Foto: Antonio Rocha)
Em se tratando da possível ocorrência do fenômeno La Niña, caracterizado pelo aumento de chuvas na região Nordeste do Brasil e a diminuição de temperaturas, o chefe de meteorologia de Picos disse que não há informações concretas sobre o assunto, porém não descarta esta possibilidade. A expectativa é que o La Niña chegasse ao país entre os meses de agosto e setembro do corrente ano.

“Ainda não tenho nenhuma previsão sobre este fenômeno. Embora tenha circulado em vários veículos de comunicação, o Instituto Nacional de Meteorologia não nos repassou nada. Mas isto falo por agora, quem sabe a possibilidade nos meses seguintes”, concluiu.

Eugênio Lopes ainda explicou que apesar do sol forte e calor intenso existem chances remotas de chuvas. Segundo ele, a condição climática no período de verão pode gerar uma mudança ocasional com a formação de nuvens rápidas, seguidas de pancadas de chuvas em áreas isoladas.






Postar um comentário




PUBLICIDADE