Reportagem mostra descaso a Barragem de Bocaina



BOCAINA - No dia 09 de setembro, o Portal Bocaina News publicou uma matéria sobre vazamento na tubulação na comporta da barragem. Quase vinte dias depois, nenhuma medida foi tomada em relação ao vazamento. O medo da população é que sem manutenção a ferrugem destrua a tubulação e problemas maiores possam surgir.

Parte do muro da Residência desabou. (Foto: Willians Sousa)

Outro fator que também chama a atenção na barragem de forma negativa, são as instalações da sede (Residência) estão desmoronando e algumas já estão totalmente destruídas, como mostra as imagens abaixo.

Foto: Willians Sousa)

BREVE HISTÓRICO: A construção da Barragem de Bocaina teve início no ano de 1980 e foi concluída em 1984, o local onde foi construída era uma vila de casas bem povoadas, sua desapropriação foi um baque para os moradores, a escolha do local deu-se por ser em forma de um funil e possuir várias nascentes de água, as famílias que La viviam foram indenizadas.

O açude de Bocaina tem a capacidade de 106 km³ de água, foi construído na responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), e executado pelo Terceiro batalhão de Engenharia e Construção (3º BECnst) sediado na cidade de Picos – PI, com o objetivo dentre outros aspectos de regularização do rio Guaribas, e com isso levar água a todos os cantos a que precisavam. Atualmente o açude está sendo explorado pela criação de peixes e lazer para as populações da região e circunvizinhas. É o terceiro maior açude do Piauí e considerado como um grande polo turístico do interior.

A barragem é um dos pontos de lazer mais requisitados para os turistas, que procuram descanso, lazer, aventura e uma culinária diferenciada a base de peixes.

A única obra, realizada em torno da barragem ao longo desses 32 anos, é a construção de uma adutora, que promete acabar com a falta d’água em muitas localidades da região de Picos, a obra encontra-se parada desde o final de 2015.


Fonte: Portal Bocaina News 
 Fotos: Willians Sousa

Postar um comentário




PUBLICIDADE