São João da Canabrava possui mais eleitores que habitantes


SÃO JOÃO DA CANABRAVA - Um fenômeno demográfico e eleitoral é registrado em quatro cidades da Região de Picos: nesses municípios o número de eleitores é superior ao de habitantes. Os dados estão disponíveis nos sites do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) e do TRE/PI (Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí).

Foto: Eleições Municipais
A maior disparidade ocorre no município de Bocaina. São 04 mil 440 (quatro mil quatrocentos e quarenta) moradores contra 05 mil 528 (cinco mil quinhentos e vinte e oito) eleitores. Uma diferença de 01 mil e 88 (mil e oitenta e oito) pessoas.

Aroeira do Itaim é outro município da Região no qual o colégio eleitoral supera o número total de habitantes. São 02 mil 460 (dois mil quatrocentos e sessenta) residentes contra 03 mil 191 (três mil cento e noventa e um) votantes. O que representa 731 eleitores a mais do que habitantes.

Em São João da Canabrava essa diferença é de 662. O município possui 04 mil 529 (quatro mil quinhentos e vinte e nove) moradores contra 05 mil 191 (cinco mil cento e noventa e um) eleitores.

Esse mesmo cenário é verificado em Vera Mendes. São 03 e 28 (três mil e vinte e oito) habitantes e 03 mil 531 (três mil quinhentos e um) votantes. O que corresponde a uma diferença de 503.

Para o TRE, essas diferenças ocorrem devido muitos desses eleitores trabalharem ou estudarem fora de seus municípios de origem. A intensificação das transferências de domicílio eleitoral em ano de eleição é apontada como outro fator que provoca essa distorção entre o número de habitantes e eleitores desses municípios.   

Fonte: DiaadiaPicos


Postar um comentário




PUBLICIDADE