Município não atinge meta de vacinação contra a febre aftosa


SÃO JOÃO DA CANABRAVA – Segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí – ADAPI, o município de São João da Canabrava vacinou apenas 86,2% do rebanho bovino na primeira etapa de vacinação contra a febre Aftosa, realizada em maio deste ano, ficando abaixo da meta prevista que era vacinar pelo menos 90% do rebanho. 

Apenas 82,2% do rebanho foi vacinado. (Foto: USAV/Bocaina)
De acordo com a Coordenadora da Unidade de Saúde Animal e Vegetal de Bocaina, a médica veterinária, Estêfane Borges, que responde ainda pelos municípios de São João da Canabrava e São Luís do Piauí, o baixo índice de vacinação pode estar relacionado com a greve dos servidores da ADAPI, que durante o período de vacinação, em maio deste, estavam em greve.   

A coordenadora destacou que o trabalho no município canabravense será  intensificado devido o indice ter ficado abaixo de 90%. 

“Algumas localidades do município a gente está sofrendo com a inadimplência, um deles é o povoado Conceição, onde o indice de vacinação naquela região foi muito baixo, então, vamos desenvolver um trabalho no mês de novembro naquela localidade, procurar o produtor, conversar, saber o porquê os animais  não foram vacinados na primeira etapa de vacinação, explicar que é lei, que é obrigado vacinar e fazer a certificação na localidade, sabemos que a distância até a sede do município e que o pessoal costuma se deslocar aos domingos, por causa da feira. Como não temos de descolar pessoal nos domingos para a cidade, então iremos designar técnicos para a localidade para fazer a certificação e conversar com o produtor”, acrescentou. 

Para tentar reverter esse quadro, os criadores terão uma nova chance de vacinar o rebanho, pois começa no próximo dia 1º de novembro a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Piaui. O prazo para a vacinação segue até o dia 30 do mesmo mês, e para a certificação até 15 de dezembro. 

Atualmente o município conta com 1428 cabeças de gado. O Técnico Agropecuário, Wellington Pascoal, tem acompanhado a vacinação do rebanho e colaborado com os criadores. 

Postar um comentário




PUBLICIDADE