Tem início a 4ª edição do Salão do Livro do Vale do Guaribas



PICOS – Teve início na noite desta quarta-feira (16) a 4ª edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas – SaliVag, em Picos. A solenidade de abertura foi realizada em auditório montado no gramado do Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, local onde acontece o SaliVag. Estavam presentes secretários municipais, vereadores, familiares, professores, estudantes, profissionais liberais e populares.
Foto: Jornal de Picos 
Ente ano o SaliVag homenageia a poetisa, professora e escritora picoense, Maria de Jesus de Souza Martins. Ocupante da cadeira número 10 da Academia de Letras de Região de Picos (Alerp), cujo patrono é Mário Rodrigues de Sousa Martins, ela faleceu no dia 18 de novembro de 2012 aos 62 anos de idade.

Ontem à noite após a abertura oficial, a irmã de Maria de Jesus, Gracinha Granja, apresentou uma palestra retratando a trajetória da homenageada desde a sua infância. Depois, a professora Olívia Rufino também falou um pouco da amiga. Na parte cultural aconteceram apresentações dos cantores Odorico Carvalho e Patricia Melodi.

“Termos percebido que o Salão de Livros não é apenas um evento, mas um projeto de dimensão cultural e que certamente terá sua eficácia comprovada daqui alguns anos. Por isso nossa intenção é transformar a iniciativa em uma ação de governo e não apenas de gestão” – destacou o Padre Walmir.

O evento segue até domingo, 20, com exposições de livros, palestras, apresentações culturais, bate-papo literário, dentre outras atrações.

Foto: Jornal de Picos 
Objetivo

O SaliVag abriga estandes para expositores de livros, sala de conferência, sala de imprensa, espaço de lazer para crianças, tendas de leitura, circo das letras, exposições e bate-papo literário, dentre outros.

Segundo a organização, o SaliVag busca ressaltar a função da educação no âmbito do desenvolvimento cultural, intelectual e social. E também no atendimento às mudanças e melhorias no aprendizado que surgem evidenciadas pela socialização do conhecimento de grandes mestres.

 Palestrantes

Dentre os palestrantes confirmados estão o jornalista Caco Barcellos, da Rede Globo de Televisão; Isabel Ferreira, escritora angolana e advogada; Diego Curvêlo, Jornalista, publicitário e humorista e Márcio Trigo, escritor, ator, diretor de cinema, TV e teatro.

Fonte: Jornal de Picos 

Postar um comentário




PUBLICIDADE