Artesãos recriam presépio com traços da cultura piauiense


PIAUÍ - Em celebração ao Natal, artesãos piauienses fizeram um belo presépio, que está em exposição no Centro de Artesanato Mestre Dezinho. Elaborado pelos artistas Mestre Dim e Valdir Albertino, o presépio conta com peças de madeira e elementos típicos do estado, como a cabaça e a carnaúba. Os artesãos adotaram o regionalismo para recriar a imagem do nascimento de Cristo.

Presépio no Centro Artesanal (Foto:Francisco Leal)
Há quase 20 anos, o Centro de Artesanato não recebe um presépio. Este é o maior, sendo composto de 20 peças, dentre elas, o menino Jesus, Maria, José, Reis Magos e os animais. A iniciativa foi realizada em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), e com a Prefeitura de Teresina.

Segundo o Mestre Dim, o trabalho poderá proporcionar o resgate de fatos marcantes, como o Natal, no artesanato e incentivar outros artesãos. “É importante trabalhar momentos históricos a partir de um olhar diferente. É a primeira vez que a central recebe um presépio desse porte. Nós inovamos no tema, na matéria-prima e no tamanho das peças, que são de madeira cedro e medem de 1m a 1,90m”, pontou o artesão.

Presépio no Centro Artesanal (Foto: Francisco Leal)A exposição também tem como objetivo divulgar o trabalho dos artesãos. “Quando a Prodart chegou na Central de Artesanato sentiu falta da representação do Natal e começaram a nos incentivar para expor os trabalhos nessa época do ano. Além de divulgar, nós comercializaremos as peças. Elas estarão à venda em janeiro”, destacou o artesão Valdir Albertino.

A pretensão da Prodart é expandir a ideia no ano de 2017. “O Centro de Artesanato está passando por uma grande reforma e será entregue no fim do próximo ano. Portanto, aproveitaremos para inaugurar a nova central com uma mostra de presépios. Mais artesãos trabalharão nesse projeto e mais tipologias vão ser apresentadas. Serão presépios de madeira, argila, cerâmica, material reciclável, dentre outros”, esclareceu o  diretor do Prodart, Jordão Costa.

Presépio no Centro Artesanal (Foto:Francisco Leal)
Fonte: SECOM

Postar um comentário




PUBLICIDADE