Apesar das chuvas, 25 barragens estão em estado de alerta no Piauí


PIAUÍ - Apesar das chuvas que estão caindo no Piauí, barragens do Estado estão funcionando em níveis abaixo de suas capacidades.  De acordo com dados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), 25 reservatórios estão em situação de alerta. 

(Foto: Reprodução)
A situação mais crítica está na região de Picos, no Sul do Estado. O açude de Bocaina, por exemplo, funciona atualmente com 12% de sua capacidade.    Já o reservatório de Pio IX, Cajazeiras, está vazio, de acordo com levantamento do Dnocs.

O Dnocs afirma que o momento é de fechar as barragens para reter as águas das chuvas. Para contornar a situação, o diretor do Dnocs, Djalma Bezerra, afirma que mais de 100 poços estão sendo perfurados no Estado. "Empresas também foram contratadas para desenvolverem sistemas de retenção de águas e manter a segurança hídrica da população", disse. 

O diretor destaca, ainda, que apesar de haver reservatórios com níveis baixos de água, outras barragens estão com índices satisfatórios, como em Conceição do Canindé, Salinas, Ingazeira e o açude Caldeirão, em Piripiri. 

Fonte: Cidade Verde 


Postar um comentário




PUBLICIDADE