Conferência discute saneamento básico em Bocaina

(Foto: Antonio Rocha)
BOCAINA – Com o objetivo de concluir o Plano de Saneamento Básico para o Município de Bocaina, a prefeitura, através da Secretaria de Educação e de Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira (07) uma Conferência para apresentar o projeto a comunidade e debater os próximos passos. 

De acordo com Samara Martírios, que integra o núcleo executivo do projeto, o Plano de Saneamento Básico abrange quatro eixos: Água, Resíduos Sólidos, Drenagem Urbana e Esgotamento Sanitário. E a elaboração passou por vários produtos, desde o planejamento até a construção final do plano.  

“Como o município não recebe verba suficiente para que possa fazer o projeto do aterro sanitário, a gente vai tentar angariar recursos e é através desse plano, por que lá já tem todo um trabalho feito por especialistas da área que mapearam o município, que avaliaram as terras, os locais da água, onde pode ser construído adequadamente um local para ser destinados os resíduos sólidos”, frisou. 

Samara Martírios. (Foto: Antonio Rocha)
O projeto foi iniciado na gestão do ex-prefeito Dr. José Luiz em parceria com a Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí (FUNPAPI) e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Presente na Conferência, o prefeito de Bocaina, Dr. Erivelto Barros, destacou a importância do plano. 

“Temos uma grande prioridade que é resolver a questão do lixão que está localizado dentro da cidade sem nenhum controle adequado, o que traz riscos para a população que reside próximo ao depósito”, acrescentou. 

                        CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


O gestor ressaltou também a necessidade de dar continuidade ao saneamento básico que começou a ser implantado, mas, foi interrompido por haver algumas falhas no projeto, “Estarei entrando em contato com a FUNASA para averiguar qual a problemática para resolvê-la o mais breve possível para que possamos retomar as obras”, ressaltou.

Dr. Erivelto Barros. (Foto: Elton Araújo)
A Secretária de Educação Dra. Fátima Sá disse estar feliz pela conclusão do plano se saneamento para o município. 

“O problema de saneamento básico é nacional, é um caos nos municípios e Bocaina infelizmente está inserida nessa realidade. Estamos muito felizes por está concluindo o Plano de Saneamento Básico que tem a participação popular com representantes de todas as comunidades. Estamos com 18 delegados e 18 suplentes, que participam de forma ativa”, ressaltou. 

(Secretária de Educação, Fátima Sá. (Foto: Antonio Rocha)
Para a engenheira civil da FUNASA, Maria do Socorro Pereira, a importância do projeto e se traduz através do desenvolvimento de vários indicies, inclusive no Índice de Desenvolvimento Humano. “Quando a gente trata de saneamento, estamos tratando exatamente de saúde pública, principalmente da população mais pobre”, disse. 

Ainda de acordo com Maria do Socorro, a aprovação do plano de Saneamento Básico representa avanços no planejamento pelos próximos 20 anos. 

“O plano vai te dizer quais são os projetos prioritários que vão ser desenvolvidos ao longo daqueles 20 anos. Você vai trabalhar de forma cronológica com base nas necessidades”, disse. 















Postar um comentário




PUBLICIDADE