Especialista fala sobre prevenção do câncer de mama



SÃO JOÃO DA CANABRAVA  – Na tarde desta segunda-feira (23) a Prefeitura de São João da Canabrava, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra sobre a prevenção ao Câncer de Mama. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo. 


A médica radiologista Dra. Saara Jane, especialista em mamografia,  reforçou a importância do diagnóstico precoce e lembrou que as mulheres acima dos 40 anos devem fazer a mamografia anualmente e que o Câncer de Mama tem cura, sendo a prevenção o melhor remédio. 


Na ocasião a ex-secretária de saúde, Eneide Silva, deu seu depoimento sobre a sua vitória do câncer de mama. Ela foi diagnosticada com a doença em 2016 e após tratamento está curada. 



A secretaria de saúde, Maykiane Luz, destacou a importância da realização do evento, e lembrou que as mulheres são mais presentes nos serviços de saúde, na realização de exames e consultas. 

"O outubro rosa traz essa reflexão pra nós mulheres que devemos nos cuidar, e que a chave do sucesso da cura do câncer de mama é o.diagnóstico precoce", acrescentou.

Maykiane Luz ressaltou que o município oferece as mulheres serviços de rastreamento do câncer de mama,  com realização de mamografias e também realização de exame citopatológico de colo do útero para diagnóstico do câncer de colo de útero.

O evento foi encerrado com uma aula de ritmos com o dançarino Di Lovato. As ações voltadas para a mulher fazem parte da Campanha Outubro Rosa.

O evento contou com a presença da prefeita Mércia Abreu, da secretária de educação, Elizângela Santos, profissionais de saúde, e a comunidade. 


O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. O autoexame ajuda na prevenção e no diagnóstico precoce da doença.

De acordo com dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2016 e 2017, foram registrados aproximadamente 58 mil novos casos de câncer de mama.





Especialista fala sobre prevenção do câncer de mama Especialista fala sobre prevenção do câncer de mama Reviewed by Canabrava News on 24.10.17 Rating: 5

Nenhum comentário

Feat