Educadores participam de Seminário introdutório do PNAIC

Seminário contou com participação dos professores. (Antonio Rocha)
BOCAINA – Na tarde desta terça-feira (19) a Secretaria de Educação de Bocaina realizou o Seminário de Introdução do Pacto Nacional de Alfabetização pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2017/2018. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores. 


O encontro teve início às 13h30 com o momento de acolhida e formação da mesa de honra. Na ocasião a Secretária de Educação do município, Dra. Fátima Sá, falou sobre o compromisso da gestão com a educação. 


“É uma adesão do Dr. Erivelto, graças a ele nós estamos novamente com o PNAIC que é um programa para a educação na idade certa, para os alunos terminaram na idade certa, os professores estão preparados para que a gente siga formando os nossos alunos.

Na oportunidade, a secretária de educação ressaltou o trabalho realizado em 2017. Mesmo com a crise financeira que afeta todo o Brasil, nós tivemos o pulso forte do nosso prefeito e tivemos um ano produtivo, com aula extraclasse. Para nós foi um ano produtivo na área da qualificação, graças aos nossos professores que não medem esforços e têm o nosso reconhecimento”, acrescentou. 

Secretária de Educação, Fátima Sá. (Foto: Antonio Rocha)
O Seminário foi ministrado pela Coordenadora, Jane Diekleine e pela formadora, Claudeci Luz. Na ocasião foram apresentadas as diretrizes do Programa e a forma como serão conduzidas as atividades e reuniu professores da rede municipal de ensino. 

Desde 2013 Bocaina desenvolve atividades orientadas pelo PNAIC e nesse periodo o município se destacou Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA 2016. O desemprenho obtido pelos alunos na Escrita foi de 69,23%. 

Para o professor José Francisco, o PNAIC tem papel fundamental no processo ensino aprendizagem. 

“O programa é muito importante pois nos auxilia a trabalhar com os alunos de uma nova maneira, e demonstra um novo modelo de alfabetização, nos dá suporte e com isso avança cada vez mais a aprendizagem dos alunos dos nosso município”, acrescentou. 

Professor José Francisco. (Foto: Antonio Rocha)
O Ciclo de 2017 está acontecendo a partir da adesão do município ao programa, através do prefeito Dr. Erivelto Barros, e o apoio da Secretaria de Educação, onde a secretária Fátima Sá tem acompanhado de perto o andamento dos trabalhos.   

O evento foi concluído com uma confraternização entre os educadores onde foi realizado o “amigo doce”, onde foram trocados presentes. 

Programa 

No município de Bocaina o PNAIC conta com 15 professores na educação infantil, 
21 do ensino fundamental do 1º ao 3º ano, 01 Coordenador Pedagógico da Educação Infantil, nove Coordenadores Pedagógicos no Ensino Fundamental, tres formadores locais e uma Coordenadora local. 

O PNAIC tem como objetivo fortalecer a estrutura de gestão e de monitoramento entre Estado e os municípios, com foco na alfabetização e no letramento. Em 2017, a formação do PNAIC atenderá três grupos diferenciados: 

Professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental permanecem como foco no processo de formação; 
Professores da pré-escola e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil; e 
Articuladores e mediadores de aprendizagem das escolas que fazem parte do Programa Novo Mais Educação. 

Arquivos para Consulta: 
Doc. Orientador – Versão Final 20170720 
Portaria 826 de 07 de julho de 2017
Portaria 851 de 13 de julho de 2017

Postar um comentário




PUBLICIDADE