Mensagens falsas sobre multas circulam nas redes sociais

Nos últimos dias têm circulado nas redes sociais um texto anunciando que serão aplicadas novas modalidades de multas com valores bem altos....


Nos últimos dias têm circulado nas redes sociais um texto anunciando que serão aplicadas novas modalidades de multas com valores bem altos. A mensagem tem causado indignação por conta dos valores exorbitantes descritos somados aos gastos empregados para resolver os problemas. O Departamento de Trânsito do Piauí (Detran/PI) informou que essas informações são falsas.

(Foto: Reprodução)
Entre as infrações e multas aplicadas citadas no texto fantasioso estão o uso de películas escuras com multa R$970.70 mais a retirada e carro em estado ruim com multa de R$1.340,89 mais a preensão do veículo.


Foto: Divulgação

Novas regras do Denatran

De fato, anualmente, novas regras de trânsito são alteradas. Em Outubro de 2017, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou as regras alteradas a serem aplicadas até o mês de abril.

Uma das alterações são as CNHs e Documentação do carro digital. Essa documentação deverá ficar armazenada no celular do motorista e terá o mesmo valor jurídico do documento em papel. Em alguns estados, essa digitalização já é uma realidade.

“A CNH digital ainda não foi autorizada aqui, mas acredito que seja uma realidade próxima e representará um grande avanço. Já o documento do carro digital já é uma realidade. A verificação pode ser feita de forma online, havendo a necessidade do documento físico caso no local da abordagem não tenha como ter acesso a um aparelho e área para verificar”, diz Levi Gomes, diretor de Infrações do Detran/PI.

A questão das multas, o diretor explica que elas possuem correção mensal. Se o motorista penalizado decidir por pagar a multa no mês seguinte, ela pode estar mais cara. “A alteração no valor vem de um indexador que atualiza. Mas as mensagens falando de multas exorbitantes são boatarias. Não existe uma nova tabela de multas”, conta.

As inspeções veiculares, onde cada Detran deverá apresentar até 1º de julho de 2018 um cronograma para começar a implantar a inspeção, Gomes diz que no Piauí, isso já é realizado semestralmente.

“Para carros que determinam determinadas funções, como: vans escolares, ambulâncias, ônibus e outros, são feitas inspeções semestrais. No caso de veículos comuns, a inspeção é feita quando solicitam a segunda via do documento ou quando repassam o veículo para outro dono”, esclarece.

Fonte: Diário do Povo

Veja também

PIAUÍ 77171263867037874

Postar um comentário

Últimas Notícias

publicidade

item