Moradores registram chuva de granizo na região de Picos



SÃO JULIÃO - Na tarde desta segunda-feira (8) a cidade de São Julião, localizada a 78 km de Picos, registrou uma chuva de granizo. As pequenas pedras de gelo caíram na área urbana da cidade acompanhada de uma chuva forte. Moradores registraram as pequenas pedras de gelo que se precipitaram sobre a cidade.

VÍDEO: Chuva de gelo é registrada em São Julião

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa a formação das chuvas de granizo está ligada ao encontro de ventos quentes e frios. “Muitas pessoas tem a ideia de que não acontece em lugar quente e quase sempre acontece em lugares quentes. O granizo acontece quando tem umidade na atmosfera e aquela nuvem propícia de crescimento vertical”, ressaltou a meteorologista.

No caso de São Julião, Sônia destacou que deve ter acontecido um choque de temperatura. “Essa nuvem é bem fria e está em um nível bem alto. O calor da superfície sobe para um nível mais elevado e quando se encontra com o local de temperatura muito fria na nuvem, em torno de 60 ou 70 °C negativos há um contraste de temperatura com mudanças de pressão e temperatura assim como vento transformando as gotículas de água em partículas de gelo”, afirmou.

Sônia explicou ainda que as precipitações de granizo normalmente não acontecem na cidade toda devido as condições próprias da nuvem que se transforma em gelo “Quando elas pesam se precipitam e não dá tempo elas se derreterem, fazendo com que elas cheguem em forma de gelo. Mas, só acontece na condição de umidade e nuvem própria”, disse.

Fonte: G1


Postar um comentário




PUBLICIDADE