Secretaria de Saúde realiza dia “D” de vacinação contra a raiva

SÃO JOÃO DA CANABRAVA - A Secretaria Municipal de Saúde de São João da Canabrava realiza no próximo dia 3 de março, das 8h às 17h, o dia “D” da campanha de vacinação contra a raiva. O posto de vacinação será no CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, no centro da cidade.

Agentes da Funasa durante vacinação de animais (Foto: Antonio Rocha)

Raiva


Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Os principais sinais clínicos da raiva são: perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade, sendo estes os primeiros, seguidos de agitação, agressividade extrema, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula que resulta em salivação e dificuldade em deglutir. Caso seu animal de estimação apresente alguns destes sintomas, procure um médico veterinário o quanto antes para iniciar o tratamento o mais rápido possível, já que em questão de onze dias seu animal pode vir a óbito.

As reações em relação à vacina são raras, mas quando ocorrem costumam apresentar dor no local da aplicação e uma febre que pode durar entre 24h e 48h. Porém, as reações do tipo alérgica, com vermelhidão das orelhas e inchaço do focinho são importantes e o veterinário deve ser procurado.

Foto: Divulgação/Whatsapp


Secretaria de Saúde realiza dia “D” de vacinação contra a raiva Secretaria de Saúde realiza dia “D” de vacinação contra a raiva Reviewed by Antonio Rocha on 23.2.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Feat