Servidores da câmara e da prefeitura participam de treinamento do TCE


PICOS - Na manhã da última sexta-feira, (23) o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), realizou, o primeiro treinamento sobre Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), na Câmara Municipal de Picos.

Servidores da Câmara participam de treinamento do TCE. (Foto: Antonio Rocha)
Uma comitiva de São João da Canabrava, formada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Zito Veloso, servidores da Câmara e pelo contador do município, Gonzaga, e o servidor da prefeitura, Antonio Júnior, participaram do treinamento.

Segundo Zito, o treinamento serve para indicar não apenas como os recursos estão sendo investidos de forma quantitativa, mas a efetividade das ações que estão sendo realizadas pelo gestor do município.

“Antes de ocupar a presidência da Câmara eu sou um vereador eleito pelo povo e como vereador o meu papel e fiscalizar as ações da Gestão municipal. Com o treinamento repassado pelo Tribunal de Contas do Estado, a gente pode ver quais indicadores devem ser observados na prestação de contas e se o recurso aplicado realmente teve retorno”, acrescentou.

Vereador Zito Veloso. (Foto: Antonio Rocha)
O controlador da Câmara, João Evangelista, destacou que a capacitação do TCE vai medir a qualidade dos serviços públicos prestados a população, o que o torna essencial para agentes públicos e também para quem recebe os serviços.

“O Índice de Efetividade da Gestão Municipal elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado é uma ferramenta muito importante por mostrar como os recursos estão sendo investidos e se esse dinheiro realmente está melhorando os índices como educação, saúde, meio ambiente, gestão fiscal, entre outros”, acrescentou.

Controlador João Evangelista. (Foto: Antonio Rocha)
O curso sobre IEGM foi realizado por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC) e ministrado pelas auditoras de Controle Externo, Lucine Batista e Sandra Maria Saraiva, do TCE-PI. O evento reuniu prefeitos, secretários, assessores municipais, técnicos vereadores de municípios da macrorregião de Picos.
(Foto: Júnior Oliveira)


Postar um comentário




PUBLICIDADE