Governador decreta emergência em 33 municípios


Apesar das fortes chuvas que caíram no Estado, o governador do Piauí, Wellington Dias, decretou situação de emergência em 33 municípios por conta da seca. O decreto foi publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (17) e tem vigência  de 180 dias.

O governador argumenta que o decreto levou em consideração a irregularidade na distribuição pluviométrica ocorrida no estado, em especial nos aglomerados dos territórios da Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira, conforme informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). Mesmo com as fortes chuvas que afetaram algumas regiões do estado, essas cidades tiveram chuvas irregulares.

Também foi observado o levantamento sistemático da produção agrícola realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que demonstra o que a safra no Piauí, em especial nos municípios do semiárido, ainda não foi restabelecida em sua totalidade. O governador Wellington Dias explica que o monitoramento realizado pela Agência Nacional de Águas demonstrou que parte do território do Piauí ainda se encontra sem ocorrência de chuvas, caracterizando o momento atual como situação de seca extrema.

As chuvas ocorridas neste ano, de acordo com o documento, não foram suficientes para o reabastecimento dos principais reservatórios de água e que alguns municípios do semiárido estão em situação de colapso de atendimento às suas comunidades inclusive nas zonas urbanas, conforme informações da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e da verificação in loco da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

O governador também considerou os decretos de situação de emergência expedidos pelos municípios e registrados na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para decretar a existência de circunstância normal caracterizada como situação de emergência por seca em 33 cidades do Estado. “Ficam acionados em sua plenitude os órgãos e entidades da administração pública dentro dos respectivos campos de competência e vinculados ao sistema de proteção e defesa civil do Estado para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade”, conclui Wellington Dias.

Os municípios em situação de emergência são: Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Anísio de Abreu, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Alegre do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Jacobina do Piauí, Jaicós, Jerumenha, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Nova Santa Rita, Padre Marcos, Pio IX, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Luís do Piauí e Várzea Branca.

Fonte: Cidade Verde/ Com informações do Governo do Piauí

Postar um comentário




PUBLICIDADE